09 janeiro 2010

Maiores êxitos da ciência em 2009

Ciência Hoje Online:
As 2010 listas para o ano novo
. Revistas científicas conceituadas como a Science e publicações populares como a revista americana Time, com a sua tiragem de mais de 3,3 milhões de números semanais, foram unânimes em apontar uma mesma descoberta como o maior êxito científico em 2009. Para a alegria de muitos paleontólogos (como o meu colega Alexander Kellner), essas publicações elegeram como o principal fato científico de 2009 a identificação de uma fêmea de Ardipithecus ramidus (ou, como é conhecido carinhosamente, 'Ardi'), um hominídeo que viveu há 4,4 milhões de anos na Etiópia.
. Os restos fossilizados de 'Ardi' são mais de um milhão de anos mais antigos que os de 'Lucy', o mais antigo ancestral hominídeo conhecido e, por isso, nos aproximam mais do elo evolutivo existente entre a nossa espécie e os outros primatas.
. Contudo, deve de ser lembrado que, apesar do estardalhaço com que 'Ardi' foi tratado no ano passado, a sua descoberta ocorreu em 1992, após ter sido vasculhada cuidadosamente uma enorme extensão do deserto etíope. Somente agora, após 17 anos de análises cuidadosas, uma equipe de cientistas liderados por Tim D. White, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, publicou uma análise dos mais de 100 fragmentos desse esqueleto na Science a partir de outubro último.

Nenhum comentário: