18 fevereiro 2010

UEP protesta contra assassinato de estudante

No site da UNE:
Nota de indignação: estudante assassinado no Recife

A União dos Estudantes de Pernambuco vem à público prestar solidariedade à família e lamentar o falecimento de Alcides do Nascimento Lins, estudante de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco, assassinado na sexta-feira, 5 de Fevereiro, por motivo banal em sua própria residência. Em 2007, ao ser aprovado com destaque no vestibular da UFPE, Alcides tornou-se símbolo de determinação juvenil e de inclusão social no ainda excludente sistema de ensino superior brasileiro.

Os jovens são as principais vítimas de violência no país, seja no papel de agredido ou agressor. O lamentável episódio ocorrido, entre outros, deve nos levar à reflexão sobre a juventude brasileira para que possamos caminhar na perspectiva de lhe garantir plenamente melhores condições de vida.

Neste novo momento, no qual uma grande parcela de jovens deixa de viver à margem da sociedade e passa a protagonizar mudanças significativas, com mais acesso à educação, saúde e cultura, casos como o ocorrido com Alcides são inadmissíveis. É com razão que o povo pernambucano se indigna diante de tamanha falta de respeito à vida.

Assim, a União dos Estudantes de Pernambuco em nome dos universitários do estado, vem a público exaltar sua indignação e solidariedade. Que Alcides, assim como outras vítimas da violência (seja ela física ou moral), torne-se também símbolo de um processo de mudanças, rumo a um Brasil de paz.

União dos Estudantes de Pernambuco

Nenhum comentário: