06 fevereiro 2010

Paciência com os equívocos de Ciro Gomes

No Jornal do Commércio, por Sergio Montenegro Filho

PCdoB nega submissão, mas não enfrenta Ciro
Luciano Siqueira prefere manter cautela em relação ao presidenciável socialista, afirmando que críticas ao PCdoB serão discutidas pelo comitê central. Legenda vai ratificar apoio à petista Dilma
. Se depender do PCdoB, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) pode esquecer a pré-candidatura à Presidência da República. Dirigentes nacionais da sigla participam hoje e amanhã, em São Paulo, de um encontro do Comitê Central para avaliar o cenário da sucessão presidencial e nos Estados, e vão reiterar o apoio a Dilma Rousseff (PT). O vereador Luciano Siqueira, que participará do encontro, diz que os comunistas respeitam a iniciativa de Ciro, mas a tendência pró-Dilma está consolidada. Ponderado, Luciano evitou comentar as críticas de Ciro ao PCdoB, que serão analisadas, segundo ele, durante o encontro da cúpula.
. “Qualquer comentário que eu fizer, estarei me antecipando ao comitê central. Nós queremos costurar a unidade. E quem sabe o que quer, às vezes tem que ouvir o que não quer e superar isso”, afirmou Luciano, num recado velado ao presidenciável do PSB. “Ciro é um bom companheiro. Não vamos nos atritar com ele”, minimizou, reforçando que a questão tem que ser tratada internamente pelo PSB.
. Luciano citou o PCdoB como o único partido que nunca desgarrou da aliança com o PT, desde a primeira candidatura de Lula, em 1989. Uma postura que, segundo ele, não deve ser vista como submissão, mas como sintonia. Para respaldar a afirmação, lembrou o discurso feito por Dilma durante o 12º Congresso Nacional do PCdoB – realizado em São Paulo, em dezembro passado – quando ela reiterou a opinião dos comunistas sobre a necessidade de os partidos aliados criarem uma plataforma de governo conjunta para o período pós-Lula.
. O dirigente comunista também considerou equivocada a análise de que a troca de lideranças do chamado “bloquinho de esquerda” na Câmara dos Deputados (PCdoB/PSB/PSP/PMN/PRB), na quinta-feira passada, tenha sido uma estratégia para tentar sensibilizar o partido em favor da candidatura de Ciro Gomes. O deputado Daniel Almeida, do PCdoB baiano, assumiu o cargo em substituição a Márcio França, do PSB paulista. “Desde que o bloquinho foi formado existe uma rotina de rotatividade entre os partidos na liderança. Não há relação entre a troca de comando e qualquer negociação envolvendo a candidatura de Ciro”, assegurou.
ESTADOS  - O encontro de hoje e amanhã do Comitê Central do PCdoB – organismo equivalente ao diretório nacional do partido – servirá para monitorar os preparativos para a sucessão também nos Estados. Os comunistas já contam com vários candidatos a senador pelo País. Para governador, por enquanto, têm apenas o deputado federal Flávio Dino, no Maranhão. Além de Luciano Siqueira, a delegação de Pernambuco é composta pela ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos (vice-presidente nacional do partido), Alanir Cardoso (presidente estadual do PCdoB), Marcelino Granja e Valéria Silva. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, que também integra o diretório nacional, não poderá ir ao encontro por causa de compromissos envolvendo o Carnaval na cidade.

Um comentário:

Albino disse...

Uma coisa que todos de boa fé concordam com Ciro: esta aliança, PT- PMDB é frouxa.Até julho muita água poderá passar debaixo desta ponte e até derrubá-la. Os próprios petistas, que não estão sentindo confortáveis nesta aliança com as antigas oligarquias- Sarney, Collor, Renan, Jarder,etc.- poderão lançar um bomba nas trincheiras do neo-aliado para enfraquece-lo. Ou seja, um novo caso Arruda - até então o governador era cotado para vice de Serra - pode está em curso. Vamos aguardar as trovoadas para ver quanta chuva irá cair.
Pergunto a este”blogguer”:Será que esta aliança não incomoda a militância do Pc do B?