24 abril 2010

Músculos de Hércules e cérebro de Einstein

Ciência Hoje Online: Teremos algum dia um cérebro totalmente artificial? Em sua coluna de abril, Carlos Alberto dos Santos discute os desafios para a simulação das sinapses por circuitos eletrônicos e apresenta uma importante contribuição recente nessa direção.
. A ficção científica está repleta de androides e ciborgues. Para quem não conhece a literatura científica pertinente, fica a dúvida sobre o que há de real e plausível por trás dessas extraordinárias – e, em alguns casos, assustadoras – máquinas.

. Um exemplo emblemático é o da série de TV O homem de seis milhões de dólares, baseada no livro Cyborg, publicado por Martin Caidin em 1972, e exibida nos Estados Unidos nos anos 1970. A abertura do seriado, reproduzida abaixo com a dublagem em português, é sintomática do fascínio que os homens biônicos exercem sobre o imaginário popular.
. O desafio supremo, porém, é a produção do cérebro, essa extraordinária maquininha que administra bilhões e bilhões de minúsculos processadores, de um modo ainda não inteiramente compreendido. Uma única coluna do neocórtex com dois milímetros de comprimento e meio milímetro de diâmetro contém dez mil células, conectadas por aproximadamente cinco quilômetros de fibras.
. Leia a matéria completa http://migre.me/znbK

Nenhum comentário: