19 maio 2010

Luciano propõe criação de movimento em defesa do Centro do Recife

No site do mandato http://www.lucianosiqueira.com.br/

. A criação de um movimento mais amplo em defesa do Recife foi proposto nesta terça-feira (18) pelo vereador e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Câmara Municipal do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB/PE), ao encerrar a audiência pública que promoveu no Plenarinho da Casa de José Mariano, para debater a requalificação do Centro expandido do Recife. “É oportuno que se faça um movimento em defesa do centro do Recife, especialmente no momento em que Pernambuco inicia um novo ciclo de desenvolvimento econômico”, afirmou.
. Segundo o parlamentar, a idéia é que se estabeleçam parcerias formais e informais ainda mais amplas e plurais entre o Poder Público municipal, o Parlamento e a sociedade civil visando o encaminhamento de soluções para os problemas do centro da Cidade. “Penso que a solução para as questões do centro passa por três iniciativas: ações integradas, parcerias e conscientização da população”, destacou Luciano, lembrando que a discussão do tema “tem hoje uma importância capital”.
. Além de Luciano Siqueira, participaram da mesa de trabalho o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sílvio Vasconcelos, os secretários municipais Isabel Viana, de Serviços Públicos, e Amir Schvartz, de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, e o presidente do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira e Milton Botler, da Prefeitura do Recife.
. PRIORIDADES - Em sua exposição, o presidente da CDL, Sílvio Vasconcelos, fez uma retrospectiva das iniciativas da entidade visando à melhoria das condições do centro da Cidade. Ele lembrou as intervenções realizadas pela Prefeitura do Recife dentro do projeto Reviver o Centro do Recife, que incluiu a revitalização de fachadas e a troca de piso das ruas Duque de Caxias, Nova e Imperatriz.
Sílvio Vasconcelos apresentou ainda as principais reivindicações dos lojistas do Centro, entre elas as consideradas prioritárias pela CDL: ordenamento do comércio informal, segurança pública, iluminação pública, limpeza e coleta de lixo, revitalização da Rua Sete de Setembro e recuperação das calçadas. “A atual situação do Centro traz dificuldades para se vender a cidade. Por isso, conclamo toda a população a dar um passo no sentido de termos um centro do Recife do qual possamos ter orgulho de mostrar ao Brasil”.
. Para o secretário de Controle e Desenvolvimento Urbano da PCR, Amir Schvartz, “o centro do Recife tem recebido um tratamento especial da PCR. Várias parcerias foram formalizadas e outras precisam ser consolidadas”, afirmou, lembrando que “o Recife tem demandas maiores do que os recursos disponíveis e os investimentos na área são discutidos no Orçamento Participativo”.
. Segundo Amir Schvartz, a manutenção das calçadas é de responsabilidade dos proprietários. “O prefeito João da Costa criou Grupo de Trabalho para tratar da questão”, disse. Sobre o comércio informal, o secretário afirmou que é preciso encontrar uma solução que vá além da simples retirada do ambulante, “pois ele voltará ao mesmo local”. Ele acredita que a solução é capacitar esses trabalhadores oferecendo-lhe alternativas de trabalho ou inseri-lo formalmente na atividade comercial. O secretario informou ainda que no mês de julho a PCR concluirá a elaboração do cronograma de ações para o centro da cidade, que inclui solicitações dos lojistas como a revitalização da Praça Machado de Assis e das Ruas Martins Júnior e Sete de Setembro, que terá um trecho transformado em via de pedestres.
. A secretária de Serviços Públicos, Isabel Viana, destacou a realização do Projeto Mutirão para o Centro que vem sendo executado pela PCR desde o dia 10 de abril nos finais de semana. Segundo ela, diversas ruas e logradouros do Recife estão passando por serviços de limpeza de canaletas e galerias e poda de árvores. “Os pontos críticos estão recebendo atenção especial”, garantiu a secretária, para quem é preciso apostar nas parcerias e na conscientização da população para garantir a limpeza da cidade.
. Um investimento de cerca de R$ 140 milhões em ações no centro expandido do Recife até 2014 foi anunciado pelo presidente do Instituto Pelópidas da Silveira, Milton Botler. Entre as ações previstas estão a requalificação urbana do bairro de São José, que inclui a melhoria da acessibilidade, construção do anexo do Mercado de São José e a reestruturação do shopping popular de Santa Rita. Os recursos serão investidos ainda na requalificação das avenidas Guararapes e Dantas Barreto e seus entornos, bem como da Rua Imperial, com a retirada de mais de mil palafitas, e na construção de conjuntos habitacionais, entre eles o Sérgio Loreto, próximo à praça do mesmo nome.

Nenhum comentário: