09 junho 2010

Mudanças climáticas: um debate exitoso

No site do nosso mandato http://www.lucianosiqueira.com.br/

Luciano defende desenvolvimento com sustentabilidade ambiental
. “Todo o debate a propósito do desenvolvimento econômico em nossa cidade promovido pela nossa comissão se inspira na ideia do desenvolvimento econômico com distribuição de renda, valorização do trabalho e sustentabilidade ambiental. A ocupação desordenada de territórios, característica de nossa Cidade, sem dúvidas trouxe muitos agravos ambientais. Precisamos de planejamento para reduzir os impactos”, destacou o vereador e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB) ao abrir a audiência pública sobre enfrentamento às mudanças climáticas que promoveu nesta terça-feira (08), no Plenarinho da Casa, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Daniel Coelho (PV).
. “Nós bem sabemos que hoje esse tema de sustentabilidade ambiental é um tema que esta na agenda mundial. Em 2007, ainda como vice prefeito, estive pela segunda vez em missão oficial à China. O que me chamou atenção é que já desde o primeiro contato que se deu com o chefe do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista chinês, ele fez referencia que o partido estava em congresso e debatia com toda a sociedade duas prioridades: enfrentar a questão ambiental e reduzir as desigualdades sociais, sobretudo da população que ainda vive no campo. Chamou minha atenção o fato de que nas quatro cidades importantes que visitamos os taxistas, os empresários, as universidades, todos repetiam a mesma coisa: a preocupação com a questão ambiental”.
. O vereador Daniel Coelho elogiou a iniciativa do prefeito João da Costa de desapropriar a área na Tamarineira, onde fica localizado o Hospital Ulysses Pernambucano, para que ela venha a ser utilizada também como parque público, em vez de aprovar a construção de um shopping center no local. “Ele teve essa sensibilidade e poderia usá-la em relação ao Engenho Uchôa, proibindo a construção de uma usina de tratamento de resíduos sólidos”, afirmou.
. O encontro teve como principais debatedores o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Roberto Arrais, e o secretário executivo de Meio Ambiente da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), Hélvio Polito, além de convidados.
PLANO MUDACLIMA - Durante a audiência pública, o secretário Roberto Arrais apresentou a síntese do Plano de Enfrentamento e Convivência com as Mudanças Climáticas da Cidade do Recife – Plano Mudaclima elaborado pela secretaria. Citando trechos da Carta da Terra, Arrais lembrou que “a interferência humana tem acelerado o processo de mudanças climáticas do planeta”, destacando a poluição atmosférica como uma das principais causas desse fenômeno.
. Em sua explanação, o secretário discorreu sobre os objetivos, as estratégias e os eixos temáticos do plano. “O Mudaclima tem 1como objetivo principal identificar, planejar e coordenar as ações que possam ser empreendidas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa geradas no Recife”, afirmou Roberto Arrais. Ele citou como estratégias a elaboração de inventário e cenário futuro das emissões e a adoção de metas de redução de emissões.
. O secretário executivo da Sectma, Hélvio Polito, apresentou a política ambiental de Pernambuco. Segundo ele, o Estado enfrenta dois graves problemas: o avanço do mar e da erosão costeira confrontado com o aumento da densidade populacional das cidades litorâneas e o aumento das áreas suscetíveis de desertificação. “Hoje, o processo de desertificação atinge 90,68% do território do Estado, resultante da ação do homem e da exploração da terra de forma desordenada”, disse.

Nenhum comentário: