07 novembro 2010

Em vídeo, boas informações científicas

Ciência Hoje Online:
Vídeos de ciência na internet
Você conhece a neurocientista que teve um derrame e se recuperou para contar a história? Ela é personagem de um documentário do TED, apenas uma entre as várias páginas que disponibilizam filmes científicos na rede.
. O portal Online Universites, especializado em ensino virtual, fez uma lista de 100 documentários sobre ciência disponíveis na rede. É uma oportunidade de a redação da CH On-line dar dicas sobre páginas interessantes que disponibilizam filmes gratuitos com temas do interesse dos nossos leitores.
. Além da lista do Online Universites, que inclui filmes conhecidos como Super size me (sobre o sujeito que passa um mês se alimentando apenas de produtos do McDonald’s) e obras menos conhecidas como Stephen Hawking and the Theory of Everything (sobre o trabalho do famoso cosmólogo britânico), há outros portais que costumamos visitar.
. O primeiro da nossa lista é o portal do TED ('Tecnologia, Entretenimento, Design', em português), instituição norte-americana que tem como objetivo disseminar novas ideias. Pois bem, o TED tem página em inglês e também em português, com filmes de palestras dos mais importantes cientistas do mundo.
. Há, no site do TED, uma página apenas para vídeos traduzidos por voluntários para o português. Recentemente vimos uma exposição com o editor da revista Wired, o criador (e identificador) de tendências Chris Anderson.
. O TED tem também um canal no YouTube, onde assistimos – impressionados – à palestra da neurocientista Jill Bolte Taylor, que descreve, com calma e experiência de cientista, o seu próprio derrame.
. Leia mais e veja o vídeo http://twixar.com/FiyHd 

Nenhum comentário: