17 novembro 2010

Meu artigo semanal no Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online)

Conferência qualifica UPE para um novo ciclo de desenvolvimento
Luciano Siqueira

Tempo de mudanças, templo de repensar conceitos e práticas. Ocorre em qualquer sociedade que, como o Brasil dos nossos dias, tenha diante de si a possibilidade de um salto adiante em seu desenvolvimento e se vê, assim, instada a se auto avaliar e a uma releitura da própria História.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realiza, desde ontem até amanhã, 18, a I Conferência de Graduação, tendo como objetivos construir conceitos, diretrizes e estratégias com a perspectiva de subsidiar a Política de Formação da Universidade de Pernambuco.

Tive a felicidade de participar da solenidade de abertura da Conferência, ao lado do reitor Carlos Calado, do professor Aurélio Molina (representando na ocasião o governador Eduardo Campos), da deputada estadual Teresa Leitão, além de dirigentes e docentes, alunos e funcionários da UPE. E do que pude ler e ouvir, não exagero ao afirmar que se trata de um esforço avançado, de natureza eminentemente democrática, no sentido de melhor adequar os cursos de graduação às novas exigências decorrentes das mutações em andamento no perfil socioeconômico de Pernambuco.

Embora o foco da Conferência seja o ensino graduação, mostram-se obvias as interfaces com a extensão e a pesquisa, e mesmo com a pós-graduação – e com sentido inovador.

Aí está a palavra chave: inovação. Pois se ocorre uma mudança qualitativa da matriz produtiva do estado, fruto do papel transformador dos grandes empreendimentos industriais de ponta sediados no Complexo Portuário de Suape, apontando para conquistas substanciais em termos produtivos e talvez sociais, cabe, sim, a chamado aparelho formador, ponde se incluem as Universidades, cuidar de corresponder a demandas que antes não se apresentavam.

Isso se dá, pelo que tenho observado no diálogo com gestores de várias instituições, em todas as direções: da formação de recursos humanos para a área técnico-produtiva, para as disciplinas ditas das ciências humanas, para os diversos segmentos de serviços.

É sob esse prisma que devemos, nós outros cá de fora alimentados pelas melhores expectativas quanto à crescente importância da UPE para um projeto de desenvolvimento economicamente avançado e socialmente justo em Pernambuco, entender as ousadas intenções da Conferência, conforme se pode depreender do documento-base.

Partindo de um diagnóstico da realidade educacional da UPE, a Conferência subsidiará a Política de Formação Universitária, abrangendo especialmente a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UPE, suas Diretrizes, Estratégias e Ações.

Que assim seja – para o fortalecimento da Universidade e benefício de toda a sociedade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Luciano, gostei do seu artigo. Registrar impressoes sobre eventos que fazem crescer a participacao social no favorecimento de politicas publicas, a exemplo da I Conferencia de Graduacao da UPE, e uma atitude relevante. Abracos, Nara Lacerda

Unknown disse...

Luciano,
Seu artigo é significativo. Inclui a UPE no espaço dos debates sobre o crescimento do estado. Sinto que a UPE precisa crescer em qualidade, subsidiado por condições básicas para seu crescimento. Espera-se que o governo perceba sua função pública de formar com qualidade as novas gerações.
Luiz Alberto