19 dezembro 2010

As muitas tentativas de comunicação com o Universo

Ciência Hoje Online:
A mensagem na garrafa

. O planeta Terra tenta, de várias maneiras e há muitos anos, se comunicar com o universo que está além de seus limites. Adilson de Oliveira fala em sua coluna sobre essas tentativas e das grandes distâncias e dificuldades que as desafiam.
. Muitas estórias já foram relatadas acerca de mensagens lançadas ao mar dentro de garrafas. Algumas são apenas ficção, mas outras são verdadeiras.
. Há vários relatos sobre garrafas contendo mensagens sendo encontradas em outros continentes, após realizarem viagens de milhares de quilômetros e depois de vários anos. Isso é possível porque, ao lançar a garrafa ao mar, dependendo das correntes marítimas, elas podem fazer viagens inusitadas.
. Na verdade, diversas "mensagens em garrafas" já foram enviadas para lugares muito distantes. Algumas talvez sequer tenham sido feitas para serem lidas, mas outras foram certamente elaboradas com esse propósito, na esperança de que sinalizassem a presença humana. Estou me referindo às mensagens enviadas para as estrelas.
. Leia a matéria na íntegra http://twixar.com/i7cbi5

Nenhum comentário: