20 dezembro 2010

No site da Câmara a minha despedida

Luciano Siqueira faz discurso de despedida da Câmara

Já diplomado deputado estadual, o vereador Luciano Siqueira (PCdoB) também fez discurso de despedida do plenário da Câmara Municipal do Recife na sessão ordinária desta segunda-feira, 20. Ele afirmou que, ao refletir sobre o seu mandato que dura dois anos, concluiu que foi um grande aprendizado. “Eu me sinto gratificado pela consciência do dever cumprido para com as diretrizes do meu partido, para com o povo do Recife e por me sentir colaborador do reforço do fortalecimento desta casa legislativa”, afirmou.

Entre os momentos mais importantes do seu mandato, ele ressaltou que foram importantes as audiências públicas, quando milhares de pessoas vieram à Câmara Municipal participar dos debates. E citou algumas cujos temas foram o incentivo à leitura como política pública municipal, a destinação dos resíduos sólidos, o Consórcio Metropolitano Grande Recife, a relação do desenvolvimento econômico com a questão ambiental e os reflexos do novo ciclo da economia pernambucana na Região Metropolitana do Recife.

Luciano Siqueira atribuiu o seu aprendizado na Câmara Municipal à convivência com os demais vereadores, “ouvindo suas histórias e sabendo dos esforços que eles fazem para cumprir seus mandatos”; e aos funcionários que “me acolheram plenamente”. Entre esses funcionários, fez uma homenagem ao assessor especial legislativo, Paulo Rogério, a quem elogiou pelo seu trabalho. E acrescentou que, de todas essas pessoas, recolheu “acréscimos à minha experiência de militante político e de vida”.

Além disso, ressaltou que ao longo do mandato, membro da bancada governista, aprendeu a ser crítico e propositivo ao mesmo tempo. O aprendizado na Câmara passou também pela convivência com os vereadores da oposição. “Governo nenhum pode prescindir de uma oposição que critique, de forma oportuna, mas que se comprometa em apoiar matérias importantes para o crescimento da cidade”, disse. Ele sugeriu que, quando o prefeito João da Costa terminar o mandato, em dois anos, venha à Câmara Municipal agradecer pelo apoio que tem recebido dos vereadores.

O discurso de Luciano Siqueira recebeu apartes. O vereador Luiz Eustáquio (PT) disse que, da mesma forma que ele, também aprendeu na convivência com o colega. “Aprendi com sua experiência, com sua história e sua forma séria de fazer política”. O líder do governo, Josenildo Sinésio (PT), afirmou que aquela não era uma despedida, pois os laços de amizade firmados por Luciano Siqueira são fortes. “Vossa excelência deixa a dimensão municipal para atuar na estadual, mas os seus compromissos são os mesmos”, observou.

Gilberto Alves (PTN) ressaltou que Luciano Siqueira é um “homem de partido e de convicções” e que a “inquietude de suas convicções é a sua marca”. A passagem dele pela Câmara, acrescentou, foi um estímulo à juventude que tem princípios políticos. A vereadora Marília Arraes (PSB) assegurou que “para todos nós que somos jovens e militantes de esquerda, que queremos mudança, é importante conviver com Vossa Excelência”.

A líder da oposição, vereadora Priscila Krause (DEM), elogiou Luciano e relembrou quando Luciano ainda não era vereador, mas vice-prefeito e ela precisou ir à Prefeitura do Recife e foi bem recebida por ele. “A segunda vez que me cativou foi quando Vossa Excelência veio ao plenário desta casa, ainda como vice-prefeito, representar o prefeito, no Dia Internacional da Mulher e fez um discurso sobre gênero”, disse, lembrando ainda que “outro momento marcante” foi quando ela inaugurou seu comitê de campanha como candidata a deputada estadual e recebeu a visita de Luciano, seu adversário político.

Nenhum comentário: