31 março 2011

Hoje, 16 h, na Câmara Municipal do Recife

Do site http://www.lucianosiqueira.com.br/:
Sessão solene marca aniversário do PCdoB no Recife

. Os 89 anos do mais antigo partido político em funcionamento contínuo no país, o PCdoB, merecerão uma homenagem da Câmara Municipal do Recife, que realiza uma sessão solene nesta quinta-feira (31) para marcar este aniversário. Estarão presentes o dirigente nacional da legenda, Walter Sorrentino e as principais lideranças comunistas de Pernambuco, Luciana Santos, Luciano Siqueira e Renildo Calheiros. Também foram convidados os presidentes de outros partidos e o prefeito da capital, João da Costa.
. A iniciativa de realizar a sessão solene é do vereador Almir Fernando, autor do Requerimento Nº 471/2011. O evento dará início no Recife aos preparativos para a comemoração dos 90 anos de trajetória política do PCdoB. Os comunistas pretendem, no decorrer do ano, realizar uma campanha para dar ampla divulgação ao Programa Socialista para o Brasil, documento aprovado no último congresso do partido e no qual propõem a construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, voltado para a consolidação da soberania nacional, para a erradicação da miséria, para a ampliação da democracia e dos direitos dos trabalhadores.
. Além das falas de homenagem, a sessão terá a apresentação das ideias centrais do Programa Socialista, feita pelo Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino. De acordo com a direção municipal do partido, o documento também será distribuído a cada um dos presentes e vários outros eventos devem acontecer no Recife para o debate do programa.
. A sessão está marcada para acontecer a partir das 16 horas, no Plenário da Câmara. Ao fim da solenidade, será servido um coquetel para confraternização entre militantes, amigos e autoridades políticas.
Um partido de princípios - Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país e, desde o seu nascedouro, defende um ideal de sociedade: um Brasil socialista, verdadeiramente democrático e soberano. Guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários. Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Em seus 89 anos de existência, viveu 60 anos na clandestinidade. O partido sempre esteve envolvido nas principais lutas e conquistas nacionais e populares no Brasil, sendo por isso mesmo uma das organizações mais perseguidas pelos regimes ditatoriais.
. Ao aprovar seu último programa, o partido avançou no sentido de apresentar, de forma factível, ligada à realidade brasileira, o caminho para se chegar ao socialismo: o Projeto Nacional de Desenvolvimento, um projeto político mudancista e transformador que possa romper de vez os limites impostos pelo capitalismo atual ao desenvolvimento do país.

Nenhum comentário: