01 maio 2011

Firmeza e equilíbrio na ordem do dia

. Matéria da Folha de S. Paulo, hoje, indica que projeções do governo e do setor privado mostram que a inflação atingirá seu pico em setembro, data-base da campanha salarial de metalúrgicos, bancários e petroleiros. Índices como INPC e IPCA, que balizam negociações e metas oficiais, devem bater os 7,4% em agosto.
. Neste ano, a série de ganhos salariais obtidos de 2004 a 2010 entrará em choque com a política anti-inflação do governo Dilma.
. Para repetir o aumento do poder de compra obtido no ano passado, os metalúrgicos do ABC terão de pleitear um reajuste acima de 14%.
. A evolução dos salários é uma das preocupações centrais do governo, cujo objetivo é levar o IPCA à meta de 4,5% no próximo ano – 2011 já é dado como perdido. Em ata, o Copom alertou para efeitos negativos de aumentos acima da produtividade.
. Essa é a visão dos “de cima”. Os “de baixo”, representados pelos sindicais e centrais sindicais, a se confirmarem essas previsões, serão chamadas a lutar com muita firmeza e equilíbrio, para assegurarem ganhos na quebra de braço com o capital.

Nenhum comentário: