24 julho 2011

Reduzindo o efeito estufa

Ciência Hoje Online:
Carbono na malha fina
Novo material desenvolvido para capturar carbono em usinas pode ajudar a reduzir a emissão de gases-estufa resultante da queima de combustíveis fósseis. Sua aplicação, no entanto, ainda esbarra em dificuldades práticas.
. As usinas que utilizam a queima de combustíveis fósseis como fonte energética são tidas como grandes vilãs do aquecimento global. Mas, ao mesmo tempo, elas ainda respondem pela maior parte da energia produzida. Como ainda não é possível substituí-las completamente, vale o esforço para diminuir seu impacto nocivo no meio ambiente.
. Um novo material capaz de reter carbono acaba de ser desenvolvido com esse propósito e, embora ainda não tenha sido testado em usinas, já provou seu potencial em experimentos laboratoriais. Os resultados foram publicados na Nature Communications desta semana.
. Criado por químicos da Universidade de Lehigh (Estados Unidos), o material é formado por inúmeros poros – o que lhe confere grande área superficial –, é estável em altas temperaturas, prefere o gás carbônico a outros gases resultantes da combustão e, sobretudo, é capaz de reter grandes quantidades de carbono.
. Além disso, pode ser produzido a baixo custo e sem interferir muito na eficiência da usina – já que consome relativamente pouca energia.
. Leia mais http://twixar.com/woJrY3wKHwFc

Nenhum comentário: