30 julho 2011

Roncar incomoda e pode ser um sinal de alerta...

O sono e o prazer ameaçado
Luciano Siqueira

Publicado no Jornal da Besta Fubana 

O sono é tão importante que um médico conceituado do Recife, meu professor de clínica médica na Faculdade de Medicina, é taxativo: nunca vá para a cama cansado, para que tenha um sono realmente reparador. Se o estresse e o cansaço físico lhe perturbam, tome um banho morno, ouça uma boa música e só quando a calmaria lhe envolver o corpo e a mente, vá dormir.

Ele tem razão. Basta conferir a experiência de cada um de nós. Não raro você chega em casa aos pedaços de tanto cansaço e “capota”. No dia seguinte percebe que as horas de sono não lhe serviram tanto quanto desejável.

Pois bem. Saiba agora que quando o sono é perturbado pela apneia – interrupção da respiração – pode causar impotência. Além da queda, o coice!

É o que dizem pesquisadores, que apontam o motivo: reduz a testosterona e dificulta a circulação sanguínea.

A coisa acontece assim. Durante o sono a vítima ronca feito motor de moto várias vezes, a intervalos aleatórios, e a cada ronco sofre paradas respiratórias que oscilam em torno de dez segundos. A cada vez há um ligeiro despertar seguido do retorno ao sono, agora meio na superfície (que descansa menos) ao invés de profundo (realmente reparador). A alternância de interrupções da respiração com sono “de superfície”, que é menos relaxante, predispõe o cidadão a distúrbios cardiovasculares – e a disfunção erétil pode ser um deles.

Em geral o sofredor sequer sabe do que está acontecendo. O que me faz lembrar a manchete publicada no Diário de Pernambuco, reza a lenda em meados dos anos cinquenta do século passado: “Padre viaja com raiva e não sabe”. No caso, o sacerdote tinha sido mordido por um cão doente, arrumou as malas e pegou a estrada. Como não havia telefone celular naquela época, o cachorro foi preso, eliminado – mas não se tinha como avisar ao mensageiro de Deus que poderia estar contaminado...

Pois bem. Quem sofre de apneia nem sempre se dá conta disso – daí a importância de não dormir sozinho, de preferência ter ao lado uma apaixonada e zelosa companheira. Se não, pode ter nível baixo de testosterona, ali na zona do agrião a circulação prejudicada e você não está nem aí. Só com o tempo – e a queixa da parte interessada, claro – é que vai se dar conta de que já não é mais o mesmo.

Se além disso você for obeso, diabético e hipertenso o negócio complica mais ainda.

Por isso, se ao amanhecer você ouvir o comentário “cara, você ronca que incomoda, parece até que engoliu besouro e quase se engasga”, cuide logo de ir ao especialista – em sono e em perda da libido.

Mas, como quase tudo na vida, o progresso científico torna as coisas mais simples. Em geral basta usar uma máscara de dormir, para evitar a apneia, que o problema estará resolvido. Com o cuidado apenas de tirar a masca na hora do vamos ver – porque além de esteticamente feio deve ser também muito incômodo, não é mesmo?

Um comentário:

Unknown disse...

Luciano gostaria de pedir sua ajuda pra conseguir divulgar uma notícia de como esta a situação dos estudantes públicos no Brasil. Poxa, mais uma greve vai se iniciar prejudicando os alunos, e ninguem liga. Na minha cidade conheço muita gente com potencial, que assim como eu não terminou o ensino médio corretamente e tem um dificuldade enorme pra poder ingressar em uma faculdade. Lu, eu não quero que eles passem pelo que eu passei, e gostaria que vc assim como eu alertasse o que está acontecendo!
Acho muito injusto, porque o filho do deputado estuda em uma escola particular e não tem nenhum tipo de problema quando for entrar em uma universidade, enquanto as pessoas que precisam não tem a mínima oportunidade. Me ajuda!!!!!