16 julho 2011

Vodeopoemas em destaque no Festival de Garanhuns

Lilith pela ótica de 25 mulheres
Jornal do Commercio, por Eugênia Bezerra

Entre as histórias de Angélica e Zenaide, há um número considerável de figuras femininas. Todas envolvidas de alguma maneira com o projeto Olhares sobre Lilith. No início, o grupo era formado pela autora Cida Pedrosa e as 26 personagens do livro As filhas de Lilith – ilustrado por Tereza Costa Rêgo e com projeto gráfico de Jaíne Cintra. A elas se juntam 25 cineastas que criaram curtas com as personagens de Cida, em um projeto que tem curadoria de Tuca Siqueira e Alice Gouveia. Todas estarão representadas hoje, às 15h, no lançamento de Olhares sobre Lilith, no Sesc Garanhuns. Às 16h, começa uma mesa-redonda com de Cida Pedrosa, algumas cineastas e o escritor Marcelino Freire – que assina o prólogo do projeto.

O evento tem entrada gratuita (os filmes são recomendados para maiores de 18 anos). Os 26 curtas serão exibidos em uma videoinstalação. “O projeto está próximo de uma sala de exibição. Mas como tenta estabelecer esta ligação entre literatura e audiovisual, no mesmo local você tem um espaço de exposição dos livros. Você oferece a possibilidade das pessoas lerem os poemas, tem uma gravação de Cida e logo em seguida elas assistem aos filmes, que são uma leitura das cineastas”, afirma a cineasta Tuca Siqueira, que é a coordenadora geral do projeto.

A escolha por este formato de exibição ressalta as múltiplas possibilidades de interpretação das histórias destas mulheres (com a visão da autora, a das cineastas e a do próprio público colocadas lado a lado). Os curtas também têm linguagens cinematográficas variadas como animação, videoarte, etc.

A videoinstalação pode ser visitada mesmo após 21º Festival de Inverno de Garanhuns (até 6/8). O projeto foi realizado com apoio do Funcultura e parceria do Sesc para as montagens e circulação. Há exibições agendadas em cidades como Arcoverde, Pesqueira, Buíque, Recife (em outubro, Triunfo (no encerramento do festival de cinema da cidade) e São Paulo (em novembro, na Balada Literária).

Nenhum comentário: