13 agosto 2011

Popularizando o conhecimento científico

Ciência Hoje Online:
Ciência e ficção para jovens internautas
Escritora alia literatura, medicina e tecnologias digitais em publicações infantojuvenis.
. Livros de ficção que abordam temas científicos estão há séculos em circulação. Diversos autores se dedicam à tarefa e são inúmeras as formas de mesclar literatura e ciência.
A comunicóloga e escritora carioca Laura Bergallo decidiu contribuir com uma nova possibilidade para esse já rico panorama. Desde 2002 ela investe numa versão moderna de ficção científica infantojuvenil que reúne ciência, tecnologia e as novas mídias sociais.
. O seu décimo livro – Operação buraco de minhoca – foi escolhido pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Educação, e será distribuído em escolas públicas este ano.
. Nele, um grupo de jovens quer salvar a Terra dos impactos do aquecimento global. Para isso, voltam no tempo – por um buraco de minhoca! – e tentam convencer as gerações antecessoras a cuidarem melhor do planeta.
. Desde video game inspirado no poema épico Divina Comédia até anorexia na adolescência, a escritora – vencedora do prêmio Jabuti de 2007 – transita por assuntos variados e faz uma ponte entre os clássicos literários e os jovens internautas.
. Leia mais http://migre.me/5uhla 

Nenhum comentário: