06 setembro 2011

Mapeamento de mamíferos em três continentes


Ciência Hoje Online:
Fotos e fatos do mundo animal
Mapeamento fotográfico de mamíferos em áreas preservadas de três continentes reúne 52 mil imagens de 105 espécies. O estudo evidencia que a degradação de florestas está ligada à diminuição das populações de animais.
. Um arsenal de câmeras indiscretas, dispostas em florestas tropicais ao redor do mundo, para flagrar detalhes da vida de mamíferos, de roedores a elefantes, em um grande reality show animal. O projeto, liderado pelo ecologista Jorge Ahumada, da Conservação Internacional (CI), resultou na maior análise já feita sobre os efeitos da perda de hábitat no declínio das populações de espécies.
. A coleta de dados que deu origem ao estudo, publicado no periódico Philosophical Transactions B, foi feita entre 2008 e 2010 com a ajuda de 420 câmeras e 60 armadilhas fotográficas – que disparam fotos por meio de sensores de presença.
. Os equipamentos foram instalados em florestas de Costa Rica, Indonésia, Laos, Suriname, Tanzânia, Uganda e Brasil. A etapa desenvolvida em território brasileiro aconteceu em uma área protegida de Manaus, no Amazonas.
Leia mais: http://migre.me/5DC0P

Nenhum comentário: