14 setembro 2011

Presidenta desenvolvimentista

A crise e a resposta proativa
Luciano Siqueira

Para o Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online)

A rigor podemos dizer que ainda vivemos no País a transição das políticas de cunho neoliberal para a postura desenvolvimentista. Persistem embaraços na esfera macroeconômica e resistências disseminadas no próprio aparelho de Estado e na sociedade (potencializados pela grande mídia). Porém sobressai-se a determinação da presidenta Dilma Rousseff em arrostar obstáculos e seguir adiante em busca de um padrão de gestão econômica e financeira que nos leve a um patamar de crescimento econômico sustentável e duradouro.

(A recente decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom, em reduzir a taxa Selic, contrariando as chamadas expectativas difundidas pelo mercado financeiro é um bom sinal).

Ontem, em Araçatuba, São Paulo, a presidenta reiterou sua convicção de que a crise econômica internacional não deve "atemorizar" o Brasil, pois temos como enfrentá-la segundo nossos próprios interesses. "Nós sabemos que a melhor forma de resistir à crise no Brasil é continuar consumindo, produzindo, investindo em infraestrutura, plantando e colhendo, e assegurando às nossas indústrias o seu componente nacional", afirmou.

E fez uma correta comparação entre a situação do Brasil e a dos países centrais envoltos em crise estrutural profunda: "Enquanto eles (países europeus) discutem como é que fica a crise da dívida dos seus bancos, nós estamos aqui gastando o nosso dinheiro em parcerias público-privadas, em parcerias entre o governo federal e o governo estadual para criar desenvolvimento, emprego e renda para o nosso país".

Claro que não faltam arautos da situação anterior – a chamada Era FHC – na qual valia acima de tudo o esforço supostamente irrecusável de assegurar a estabilidade monetária acima de tudo, prontos a protestar.

“Estabilidade completa é a morte”, disse certa vez, com inteira razão, o então governador Miguel Arraes, para quem o equilíbrio monetário deveria ser relativo e em função do desenvolvimento. Porque nenhuma sociedade sobrevive em bases economicamente sustentáveis e socialmente pelo menos razoável centrada exclusivamente no equilíbrio monetário. Hoje vivemos outro tempo, em que o imenso mercado interno em expansão dá respaldo à ousadia governamental de fomentar a produção e avançar na superação da enorme defasagem herdada das duas décadas e meia perdidas, entre a infraestrutura insuficiente e as demandas da expansão das atividades econômicas.

Diz-se, com razão, que os problemas econômicos se resolvem mediante decisão política. Não estaríamos num ciclo virtuoso de crescimento, a despeito das pressões externas negativas, se Lula não tivesse decidido mudar o rumo da economia. E não poderíamos vislumbrar na crise global em aguçamento uma janela de oportunidades para o Brasil, se Dilma não adotasse a postura que adota, proativa e determinada a explorar nossas próprias potencialidades.

Nenhum comentário: