17 setembro 2011

Sempre há algo de novo na imensidão do Universo

Ciência Hoje Online:
Novos deuses no firmamento
. Diante das frequentes e numerosas descobertas de novos planetas, Adilson de Oliveira conta, em sua coluna de setembro, a história da identificação desses corpos celestes, inicialmente associados a divindades e hoje cada vez mais acessíveis.
. Na Antiguidade, as diferentes civilizações buscavam no céu explicações para as suas origens e procuravam conexões entre as milhares de estrelas para representar seus deuses e mitos. Assim como em uma grande tela, imaginava-se que as estrelas eram pontos que, conectados uns aos outros, formavam desenhos – as constelações.
. Naquela época, havia a noção de que o céu era imutável, já que as estrelas aparentemente não mudam de posição entre si – hoje se sabe que as estrelas fazem uma trajetória ao redor da galáxia. Entretanto, percebiam-se entre as estrelas alguns objetos brilhantes mudando constantemente de posição em relação a elas.
. Esses pontos luminosos (cinco, no total) foram identificados há cerca de 5 mil anos pelos mesopotâmios (povo que vivia onde atualmente está o Iraque) e denominados planetas, palavra de origem grega que quer dizer ‘corpo errante’. O Sol e a Lua também eram considerados planetas, uma vez que modificavam suas posições em relação às constelações.
. . Leia a matéria na íntegra http://migre.me/5IwMs

Nenhum comentário: