08 outubro 2011

Cérebro & máquina

Ciência Hoje Online:
Sensação virtual

Sistema testado em macacos permite controlar com o cérebro os movimentos de um braço virtual e receber informações sobre a textura de objetos tocados. O trabalho, liderado por um cientista brasileiro, poderá dar origem a próteses motoras mais eficientes.
. O desafio de desenvolver próteses motoras mais eficientes, capazes não apenas de obedecer aos comandos do corpo, como também captar informações sensoriais externas, está mais próximo de ser vencido. Um sistema criado por um pesquisador brasileiro permitiu que macacos movimentassem um braço virtual apenas com o pensamento e, após tocarem objetos mostrados na tela de um computador, distinguissem as diferentes texturas associadas a eles.
. O feito foi descrito em artigo publicado esta semana no site da revista Nature pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Nicolelis trabalha há anos em um projeto – chamado Walk Again (em português, ‘Andar novamente’) – para o desenvolvimento de uma espécie de veste robótica que permitiria a pacientes tetraplégicos recuperar seus movimentos e já obteve outros resultados relevantes.
. Leia mais http://migre.me/5S0iV

Nenhum comentário: