11 outubro 2011

Cidadão do Recife, com muita honra

No site do nosso mandato http://www.lucianosiqueira.com.br/:
Luciano recebe o título de Cidadão do Recife nesta 5ª-feira
. O deputado Luciano Siqueira (PCdoB) recebe na tarde da próxima quinta-feira (13) o título de Cidadão do Recife concedido pela Câmara Municipal da cidade. O ato solene acontecerá a partir das 15h30, no Plenário da Casa de José Mariano.
. A proposição da homenagem foi apresentada em 2005 pelo ex-vereador Audísio Costa (PCdoB). Segundo ele, apesar de a proposta ter sido aprovada naquele mesmo ano, a entrega do título terminou adiada em virtude de ter deixado a Casa, por força da legislação eleitoral que reduziu o número de vereadores.
. Em sua proposição o ex-vereador comunista destaca a trajetória de luta e de militância política de Luciano desde que chegou ao Recife ainda adolescente, que teve início ainda na década de 1950 com seu ingresso como voluntário no Movimento de Cultura Popular (MCP), amplo movimento de massas criado na gestão do então prefeito do Recife, Miguel Arraes.
. Agora, caberá ao vereador Almir Fernando, na atual Legislatura, prestar a homenagem.
Militância política - Na década de 60, quando cursava Medicina na UFPE, destacou-se como líder estudantil e no combate ao regime militar vigente, quando teve seus direitos políticos e estudantis cassados por três anos, passando a sofrer perseguição política e policial da ditadura, que o obrigou a viver na clandestinidade. Foi preso e torturado em 1974. Em 1976, retomou os estudos na Faculdade de Medicina da UFPE. No período, dirigiu a sucursal pernambucana do jornal “Movimento”, de oposição ao regime militar.
. Em 1982, como parte da luta pela conquista do Estado Democrático e de Direito, Luciano candidatou-se e foi eleito deputado estadual, pelo PMDB. Seu mandato caracterizou-se pela íntima associação às lutas da classe trabalhadora, em especial, reforçando e apoiando a organização sindical e da sociedade civil de modo geral.
Compromisso com o Recife - Em 2000 foi eleito vice-prefeito do Recife na chapa do ex-prefeito João Paulo, mandato renovado em 2004, onde se destacou por suas características de solidariedade, ética e coerência política. Por oito anos, foi parceiro do prefeito João Paulo numa nova forma de governar o Recife: democratizando os recursos, gerando empregos, ampliando a participação popular e apoiando a cultura.
. Contribuiu com iniciativas que melhoraram a vida de milhares de pessoas, como a retirada de palafitas de Brasília Teimosa e a construção de moradias, fazendo do Recife uma cidade mais humana. Presidiu o Consórcio Metropolitano de Prevenção à Violência, que reuniu os 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e representantes dos governos federal e estadual.
. Em 2006, representando as forças progressistas do Estado foi candidato ao Senado, quando obteve 33% dos votos válidos do Recife e quase um milhão de votos no cômputo geral.
. Em 2008, elegeu-se vereador do Recife, com 13.113 votos, sendo o mais votado entre os vereadores da Frente Popular. Luciano exerceu o mandato de maneira transparente e democrática, tornando-o instrumento da luta popular. Apresentou importantes projetos de lei, entre eles o que instituiu a Política Municipal do Livro e de Incentivo à Cultura da Leitura (Lei nº 17.600/2009) e criou a Semana Burle Marx (Lei nº 17.571/2009).
. Em 2010, assumiu a tarefa partidária de disputar uma nova eleição e retornou à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Da Redação do site.

Nenhum comentário: