15 outubro 2011

Oficina de arte da Idade da Pedra

Ciência Hoje Online:
. Arqueólogos descobrem ferramentas de 100 mil anos usadas para fabricar e armazenar tinta em caverna na África do Sul. O achado revela que os primeiros ‘Homo sapiens’ já tinham conhecimentos químicos e capacidade de planejar a longo prazo.
. O gosto do homem pela arte e sua habilidade de combinar substâncias para colocá-la em prática são bem mais antigos do que pensavam os arqueólogos. É o que mostra a descoberta, em Cape Town, África do Sul, de uma oficina de 100 mil anos usada para produzir e armazenar ocre, o mais primitivo pigmento conhecido, feito à base de terra.
. O achado, de uma equipe de arqueólogos sul-africanos, franceses, australianos e noruegueses, é destaque da Science Express desta semana. Antes da escavação da oficina, na caverna de Blombos, o mais antigo uso do ocre documentado era de 60 mil anos atrás.
. Na oficina de arte pré-histórica, os pesquisadores encontraram dois “kits de ferramentas” de pintura, cada um composto basicamente por uma concha recheada de ocre, faixas de couro, martelos de sílex (tipo de rocha), pilões de pedra rústicos e ossos canídeos em forma de colher.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/5VG4E

Nenhum comentário: