02 outubro 2011

Pesquisas fora do esquadro

Ciência Hoje Online:
Fogo, sexo e bocejos
. Paródia do prêmio Nobel, o Ig Nobel mantém a tradição e premia estudos inusitados, estranhos e óbvios. Destaque para um alarme de incêndio a base de raiz-forte, o (não) bocejo dos jabutis e o acasalamento de certo besouro com certa garrafa de cerveja.
. Como acordar uma pessoa surda no meio da noite em caso de incêndio? A pergunta é séria e a resposta, dada por pesquisadores da Universidade de Shiga, no Japão, apesar de engraçada, também o é: basta usar um alarme que libera essência de raiz-forte, aquela pasta verde da culinária japonesa que de tão forte faz arder os olhos.
. A invenção, que pode salvar vidas e também ser alvo de piada, foi a vencedora na categoria Química da 21ª edição do Ig Nobel, que anunciou seus premiados na noite de ontem (29/9), em cerimônia realizada na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
. A iniciativa é uma paródia do prêmio Nobel organizada pela equipe da revista de humor científico Annals of Improbable Research, que premia as mais improváveis, estranhas ou triviais pesquisas.
. Leia a matéria completa http://migre.me/5OYKC

Nenhum comentário: