07 novembro 2011

No Blog da Folha, a resolução do Comitê Municipal do PCdoB no Recife

Blog da Folha:
PCdoB aprova resolução que defende o início dos diálogos com partidos da Frente e reafirma apoio à PCR

Manter a unidade da Frente Popular no Recife através do diálogo amplo e propositivo
Resolução da Reunião Plenária do Comitê Municipal do PCdoB

O PCdoB, fiel aliado do PT, aprovou uma resolução em sua 12ª Conferência Municipal, concluída ontem (5), que, entre os tópicos, avisa que iniciará, de imediato, o diálogo com os partidos que integram a Frente Popular em Pernambuco. As conversas, de acordo com o documento, têm o objetivo de avaliar o atual cenário político. O documento chega após o conturbado fim do prazo de mudanças partidárias e de domicílio de votação - como exige a legislação eleitoral -, que causou estremecimentos na aliança das principais agremiações do Estado.

Todos os tópicos descriminados na resolução corroboram com o posicionamento do presidente estadual da legenda, o deputado estadual Luciano Siqueira. Em recentes declarações e artigos publicados na Imprensa, o dirigente comunista considera como legítima as movimentações dos partidos com vistas em fortalecer a coalizão, de olho em 2012. Contudo, o parlamentar condena a antecipação do debate eleitoral.

Logo no início do documento, o PCdoB reafirma o compromisso em dar prosseguimento ao "ciclo de transformações", iniciadas na gestão do ex-prefeito João Paulo, "em consonância com as mudanças que se operam em Pernambuco". Os comunistas ressaltam que as "mudanças" implicam em "na união de propósitos e de ação entre os partidos coligados, assim como na elevação do nível de atividade dos movimentos sociais presentes na cena local".

Em um dos pontos, o PCdoB reitera o compromisso de apoio com a Prefeitura do Recife (PCR), comandada hoje pelo prefeito João da Costa (PT), e defende que a gestão "não pode nem deve se deixar contaminar pelo debate eleitoral". Para isso, os comunistas cobram posicionamento dos demais partidos para 'poupar' a administração municipal do foco das discussões e para não antecipar o debate eleitoral, a quase um ano do próximo pleito.

O documento, que contém seis tópicos, conclui considerando válida o lançamento de uma candidatura única no campo governista, desde que seja acordada com todas as legendas da Frente. Caso contrário, a resolução admite "outras hipóteses táticas" e na defesa do início imediato do diálogo com os partidos aliados para fazer uma avaliação "sobre o cenário em evolução".
*
Veja abaixo, em postagem anterior, a íntegra da Resolução do PCdoB.

Nenhum comentário: