03 dezembro 2011

A ciência nossa de cada dia

Ciência Hoje Online:
O magnetismo em nossas vidas
. No livro ‘A pedra com alma’, o físico Alberto Passos Guimarães retoma capítulos da história da ciência sob a perspectiva do magnetismo e mostra como suas propriedades permeiam nosso cotidiano. A obra é resenhada na CH 287.
. Talvez não exista fenômeno tão palpável e fascinante como a força à distância experimentada por um ímã. Aliando as propriedades magnéticas ao campo magnético terrestre, a humanidade desenvolveu um importante instrumento de navegação, a bússola, que foi fundamental durante um longo período da história.
. Hoje, apesar de ser quase imperceptível, ainda dependemos muito de materiais magnéticos, presentes em motores, transformadores, dispositivos de armazenamento magnético, entre outros. Assim, o desenvolvimento científico e tecnológico influenciou e foi influenciado pelos materiais magnéticos.
. O livro A pedra com alma: a fascinante história do magnetismo procura contar parte da história da ciência e da tecnologia sob a perspectiva do magnetismo e dos materiais magnéticos.
. Leia a matéria na íntegra http://goo.gl/ukwDa

Nenhum comentário: