15 dezembro 2011

Olhos nos olhos, contas a prestar

Apenas o cumprimento do dever
Luciano Siqueira

Publicado no Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online)

Novamente nas ruas, como de costume. Desta vez para novamente distribuir pessoalmente, com a ajuda de militantes e amigos, a publicação do nosso mandato parlamentar “Luciano Siqueira presta contas”.

A cada três meses fazemos isso, ou seja, apresentamos nas ruas uma síntese do trabalho que realizamos, exatamente no cruzamento de ruas e avenidas que frequentamos na campanha eleitoral. O contato direto, olhos nos olhos. O diálogo breve, menos de um minuto, mas proveitoso. Às vezes uma denúncia, uma reclamação. Outras vezes, em poucas palavras, a alegria do reencontro: velhos amigos, eleitores recentes, ex-vizinhos, colegas de faculdade.

Invariavelmente escutamos elogios pela iniciativa. “Todos deviam fazer assim”, dizem. “Parabéns, você sim, pode olhar as pessoas nos olhos...” e assim por diante. Sempre retrucamos: “É apenas o cumprimento do dever. Fazemos isso trimestralmente nas ruas, com a prestação de contas impressa, e na internet diariamente, em tempo real”. Isso mesmo: cumprindo o dever de submeter ao crivo da população o conteúdo, as prioridades, o posicionamento, o modo de agir no exercício do mandato parlamentar.

Não deveria causar surpresa, mas ainda causa. É que há um misto de descrença em relação à política e aos políticos de modo geral, fruto do modo distorcido como os meios de comunicação abordam deslizes ou procedimentos criminosos praticados por alguns: de modo espetacular e sempre com uma mensagem implícita ou explícita – a de que todos são iguais.

Repeti muitas vezes, e o faço novamente: em todas as esferas de atividade de que participei até hoje, desde a adolescência, é precisamente na militância política que encontrei o maior percentual de pessoas sinceramente movidas por uma causa e devotadas ao interesse público, filiadas a diversas correntes. Uma minoria, mesmo que expressiva, assume postura delituosa e termina por enlamear a atividade política aos olhos da população que, por sua vez, tem acesso apenas à informação que lhe é imposta por uma mídia a cada dia mais sofisticada e múltipla e ao mesmo tempo sujeita ao controle de oligopólios. A internet permite uma válvula de escape, através de blogs e dos sites de relacionamento, que têm uma força crescente, porém muito pequena ainda em relação ao poder dos grandes veículos de comunicação.

Mas aí é outro problema, que demanda consciência social avançada e ampla mobilização pelo direito de todos à informação, com o que nosso mandato está comprometido. De nossa parte, cabe continuar cumprindo o dever de socializar com a população as informações acerca do nosso trabalho, assim nas ruas e através do site http://www.lucianosiqueira.com.br/ , do Twitter e do Facebook. E também dialogar semanalmente, via artigos e crônicas acolhidos em espaços generosos, como este, cujo editor, jornalista Jamildo Melo, nos assegura total liberdade para expressar nosso pensamento.

Um comentário:

Milla disse...

O que deveria ser práxe, vira o plus. Fico muito feliz em ver o compromisso da sua gestão, em poder participar atentamente de cada passo e ter acesso às informações de interesse comum. Obrigada à você Luciano, por democratizar sua gestão.