14 janeiro 2012

Esse Universo infinito

Ciência Hoje Online
Quanto planeta!
. Estudo que por seis anos varreu a Via Láctea em busca de exoplanetas conclui que esses astros são mais abundantes que as estrelas. A pesquisa também mostra que os planetas leves como a Terra são maioria na galáxia.
. Desde que se descobriu o primeiro planeta orbitando uma estrela fora do nosso sistema solar, há mais de 20 anos, o número de exoplanetas encontrados subiu exponencialmente e hoje ultrapassa a marca de 700. Apesar da incrível quantidade de detecções, astrônomos não sabiam dizer se esses astros eram a regra ou a exceção no espaço. Agora, uma pesquisa que por seis anos rastreou o céu em busca de exoplanetas conclui que eles não só são abundantes, como também estão em maior número que as estrelas na Via Láctea.
. Na caça por esses planetas, astrônomos de diversos países usaram dados coletados por dois projetos colaborativos, o Planet (sigla de Probing Lensing Anomalies NETwork) e o Ogle (sigla de Optical Gravitational Lensing Experiment), que reúnem várias instituições de pesquisa, como o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), no Chile.
. Para analisar os dados celestes, os astrônomos lançaram mão de uma técnica pouco usada na procura por exoplanetas chamada microlente gravitacional. Ao contrário do que pode sugerir o nome, o método não se refere ao equipamento usado, mas ao efeito que a luz de uma estrela distante sofre quando um exoplaneta e sua respectiva estrela passam na sua frente, na perspectiva de um observador terrestre.
. Leia a matéria na íntegra http://goo.gl/7pVrm

Nenhum comentário: