21 janeiro 2012

O calendário de nossas vidas

O ano de 2012 é bissexto, ou seja, tem um dia a mais – 29 de fevereiro. O acréscimo acontece a cada quatro anos, com algumas exceções. Vários ajustes já foram feitos aos nossos calendários, por razões científicas e culturais.
A invenção do tempo
. Os calendários, criação humana usada para marcar a passagem do tempo, é o tema da coluna do físico Adilson de Oliveira. Na ‘Física sem mistério’ de janeiro, ele conta a história por trás de nossas agendas e fala sobre a ideia de Carl Sagan de construir um calendário cósmico.
. A necessidade da utilização de calendários começou na época em que a humanidade iniciou o desenvolvimento da agricultura. Como a maioria das culturas agrícolas segue os ciclos das estações do ano, saber quando dar início ao plantio e à colheita é de fundamental importância.
. Para marcar a passagem do tempo, foram escolhidos como referência os movimentos das estrelas e planetas no céu. A periodicidade de eventos astronômicos era ideal para isso. Por exemplo, os sacerdotes egípcios sabiam que haveria uma cheia no rio Nilo, que ajudaria na irrigação das suas margens, quando a estrela Seped – conhecida hoje como Sírio, a mais brilhante do céu – surgia pouco antes do amanhecer ao leste.
. . Leria a matéria completa http://goo.gl/WBGos 

Nenhum comentário: