20 janeiro 2012

O PCdoB e as eleições no Recife: vale a pena relembrar

Da Resolução Política da Conferência Municipal
• Na atualidade, o objetivo central do PCdoB - e da Frente Popular no Recife – é seguir adiante no ciclo de transformações em curso desde a primeira gestão do prefeito João Paulo, a partir de 2001, e elevar o desempenho político e administrativo do governo atual a um novo patamar.
• O atual governo guarda linha de continuidade com as duas gestões consecutivas que o antecederam e renova a agenda administrativa em função das oportunidades e desafios decorrentes do desenvolvimento econômico atual do Estado. Está inserido no contexto da Frente Popular, campo de forças políticas e sociais que dá sustentação aos governos Eduardo Campos e Dilma Rousseff.
• Orienta-se por um Programa cujos eixos centrais – desenvolvimento econômico; desenvolvimento urbano e ambiental; políticas sociais e gestão democrática – e as políticas públicas setoriais deles decorrentes, correspondem à inserção dinâmica do Recife no contexto estadual e aos desafios fundamentais da promoção do direito de todos a uma cidade saudável.
• Os comunistas consideram indispensável o imediato aprimoramento dos procedimentos políticos e administrativos, no interior do governo e da coalizão partidária, visando a conquistar maior capacidade operativa e a dar mais consistência à unidade e à coesão das forças coligadas – fatores decisivos para a satisfação das necessidades e dos anseios da população, a consolidação da atual correlação de forças favorável e à vitória eleitoral em 2012. Governo de todos, com prioridades estratégicas em favor da maioria; capaz de otimizar recursos humanos, materiais e organizacionais; assentado em pacto social e político dinâmico, no qual as forças que o sustentam tenham voz e condições de contribuir plenamente para o seu êxito.
• O PCdoB teve participação relevante na eleição do prefeito João da Costa, em 2008; aprova o programa de governo; tem presença ativa na administração, conduzindo com brilho e eficiência a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e a autarquia de saneamento Sanear; e integra a bancada governista na Câmara Municipal.
• Considera-se, assim, corresponsável por esse projeto político-administrativo e segue adotando postura propositiva e ao mesmo tempo crítica, no interior do governo e da Frente Popular, sempre inspirado em sólido compromisso de lealdade e solidariedade.
• Considerando que o cenário das eleições de 2012 ainda está por se desenhar e importantes variáveis passarão a atuar a partir dos primeiros meses do ano vindouro, o PCdoB prioriza, nas atuais circunstâncias, a construção da unidade em torno de uma candidatura majoritária única, sem entretanto descartar nenhuma outra alternativa tática que venha a ser pactuada na Frente Popular.
• Desde já o Partido constrói chapa própria de candidatos e candidatas a vereador, competitiva e apta a eleger bancada.

Nenhum comentário: