09 janeiro 2012

Sobre a necessidade da reforma política

De Kallindy Narayanna (militante da UJS) sobre o meu artigo “Apenas o cumprimento do dever”:
. “Você tem razão! A mídia faz questão de generalizar a corrupção entre os parlamentares chegando a confundir o eleitor que dá o voto consciente deixando-o desacreditado. O que por outro lado favorece aqueles que têm dinheiro para comprar votos, pessoas que infelizmente pela necessidade ou não acabam se vendendo a esses parlamentares corruptos garantindo a eleições desses. A mídia quando generaliza desfavorece o político honesto (que não tem seu nome envolvido em lavagem de dinheiro, caixa 2, corrupção de menores, armas, tráfico de drogas) e que busca fazer eleição através do debate de idéias do melhor programa de governo, então esse acaba por levar desvantagens!
. O nosso atual sistema político brasileiro não nos favorece nesse sentido. Onde muitas vezes alguns usam dos mesmos artifícios da direita a fim de garantir representação de sua bancada (seja a esfera qual for) foi o que aconteceu com o PT com aquele escândalo de mensalão e caixa dois para arrecadar fundos de forma a garantir a representação de sua bancada e reeleição do Lula. Sem falar nos acordos sujos de bastidores onde para aprovar uma lei era necessário se fazer concessões: abrir mão disso em troca daquilo e vice versa (ainda bem que hoje a maioria no governo é da base aliada).
. Por isso se faz necessário uma reforma política que leve em consideração todas essas questões e eu ainda não vi nenhum outro partido tratar disso como nós fazemos.

Nenhum comentário: