03 fevereiro 2012

Ervas medicinais X ansiolíticos

De Glauce Medeiros, por e-mail, sobre minha crônica “Cadê meu chá de camomila?”

Alguns médicos aliados à indústria de medicamentos fazem bamburim de amostra grátis e distribuição de receitas controladas para todos os pacientes, é o lucro de uns em detrimento a saúde dos pacientes. As autoridades devem tomar providencias imediatas quanto a isso, aumentando a fiscalização da venda ilegal de medicamentos e punindo os infratores, como também fazendo uma campanha de conscientização direcionada ao enfrentamento do consumo excessivo dessas drogas.

Mulheres entre 25 e 40 anos dependentes de antidepressivos e emagrecedores, tem grande parte conciliando um e o outro como é o caso da ingestão simultânea da sibutramina e fluoxetina. Na minha santa ignorância, acredito que esses remédios somados as pílulas anticoncepcionais pode causar sérios problemas mais na frente.

A tripla jornada feminina e a necessidade imposta da super mulher estão entre os causadores de insônia e estresse que levam ao uso de medicamentos tarja preta. O mais grave é que são consumidos sem acompanhamento médico, seja calmantes ou inibidores de apetite, são ingeridos durante longos períodos sem o acompanhamento necessário. Em muitos casos a paciente vai ao médico uma vez, pega a receita e nunca mais volta. Continua tomando os remédios adquirindo os mesmo no mercado informal sem receita ou utilizando receita de terceiros, prolongando o uso dos medicamentos sem nenhum controle. A cada dia que passa fico sabendo de mais colegas, ao redor, utilizando esses medicamentos, e isso é realmente preocupante. 

Li uma reportagem em que um Psiquiatra da UFRJ dizia: “Sedentarismo, cobranças maiores no ambiente de trabalho e má alimentação são fatores que influenciam no aparecimento de transtornos psiquiátricos” (Dr Rafael Freire). Logo, um pouco de exercício e alimentação balanceada e chá podem ajudar a relaxar mais do que imaginamos, combinados com música de boa qualidade, poesia e cinema jogaremos os cachetes fora. 

Troquem as tarjas pretas pelas ervas naturais:
5 plantas que tranquilizam (e têm o aval da ciência!)

Melissa: Melissa officinalis
Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente
Formas de consumo: Seu chá é a mais popular

Camomila: Matricaria recutita
Esse tipo de camomila tem efeito calmante
Formas de consumo: é bastante difundida. Suas folhas e flores são empregadas em infusões

Erva-de-são-joão: Hypericum perforatum
É a mais eficiente para combater a depressão
Formas de consumo: usada na produção de medicamentos, ela só pode ser comprada com receita médica

Passiflora: Passiflora incarnata
Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão
Formas de consumo: Além de chás, seu princípio ativo entra na fórmula de alguns medicamentos

Valeriana: Valeriana officinalis
Suas propriedades são extraídas da raiz. Melhora o sono
Formas de consumo: é usada na produção de fitoterápicos e em chás e infusões, apesar do gosto amargo.

Nenhum comentário: