29 fevereiro 2012

Por e-mail: ¨Corruptos e corruptores¨

A opinião do professor Tadeu Colares:
. Nos últimos tempos (bote últimos tempos nisto!...) vemos e ouvimos uma campanha pela mídia em geral e pela WEB de modo mais sorrateiro contra nossos políticos corruptos. Tenho recebido em enxurrada de mensagens demonstrando o quanto ganham os políticos e seus funcionários e subalternos comparando com os salários de diversas categorias como professores, médicos e militares...
. Então, refletindo me veio uma pergunta simples e curiosa: por que nunca aparecem nas denuncias contra os políticos em geral os nomes dos corruptores!
Neste momento me veio uma situação que vivi em 1985, ainda em plena Ditadura. Passava de férias, eu com meu filho garotinho, pela porta da antiga MESBLA da rua da Palma quando me deparei com dois policiais segurando duas crianças de uns nove para doze anos que carregavam "enrolados" nos braços um bocado de relógios.Os policiais diziam para os garotos: " vocês roubaram.."Ao que os garotos respondiam:"não roubamos". Eu fiquei intrigado e fiz uma perguntinha que abalou ou dois policiais: "Quem são as vitimas do roubo?". Espantados pela minha pergunta inoportuna responderam: "mas eles são ladrões..." Ao que retruquei: "pode até serem, mas quem são as vitimas!?" E "de repente, não mais que de repente", soltam as crianças me dão uma "chave de braço" e me dão ordem de prisão por impedir a ação da Lei. Dois senhores altos e bem vestidos com forte sotaque sulista se aproximam dos policiais dizem algo no ouvido deles mostrando um documento. Os policiais me soltam e ficam em "ordem unida" empertigados. Eram dois oficiais do Exército a paisana numa missão especial segundo me disseram. Me convidam a ir com eles num carro do Exército levando os dois policiais para o quartel do Derby. Paro, penso rapidamente e digo que não vale a pena, que tenho mulher e filho pra criar, sou um civil... e eles (os policiais) poderão facilmente saber onde moro... Ficam indignados, creio sincero...enquanto os oficiais conversam com os policiais me afasto rapidamente.
. Noutro dia...vou resolver a cidade fazer umas compras e ao dobrar a Rua Das Flores...levo um susto! Deparo-me justo com aqueles policiais do dia anterior. Sabe aquela historia do bode e a onça!? Pois é, eu apavorado pelo inesperado e eles, não menos, pediam mil desculpas pelo "engano".
. Confesso que dei o caso por encerrado, e rápido entro na primeira loja e fico simular compras com os olhos neles, sumindo no fim da rua. Pois, voltando ao inicio: por que a mídia nunca pergunta pelos corruptores!? E mais, esta campanha sistemática de igualar todos os políticos com os corruptos me parece algo muito grave. É como se estivessem "preparando" a opinião publica para um eventual "substituição do congresso" por uma pletora preparada de véspera para ocupar o lugar desses políticos...Espero ser esta minha interpretação, uma historinha pra boi dormir. Parece filme de terror... mas este filme já vi certa vez...

Nenhum comentário: