29 abril 2012

Grande téórico, militante consequente

No Vermelho:
Há 75 anos morreu Antonio Gramsci, pensador e militante
No dia 27 de abril de 1937, aos 46 anos, morria Antonio Gramsci, pensador e revolucionário italiano, um dos fundadores do Partido Comunista e até hoje uma das principais referências do pensamento comunista, marxista e leninista na Europa Ocidental.
. Nascido em Ales, na Sardenha, aos 21 anos Gramsci conseguiu um prêmio para estudar Letras na universidade de Turim. Freqüentou os círculos socialistas e entrou para o Partido Socialista em 1913. Revelou-se um jornalista notável, escrevendo para o "L’ Avanti", órgão oficial do Partido Socialista e para vários jornais socialistas na Itália.
. Em 1919, rompeu com os socialistas e tornou-se co-fundador do Partido Comunista Italiano em 1921, junto com Amadeo Bordiga. Foi editor do jornal comunista “A Nova Ordem”.
. Gramsci era um entusiasta da participação do proletariado na política e defendia a organização da classe trabalhadora nos conselhos de fábrica.
. Em 1922, representa o PCI na reunião da 3ª Internacional, em Moscou. Retorna à Itália depois de ficar dois anos em Moscou e é eleito para uma vaga na Câmara dos Deputados, tornando-se em seguida líder da bancada comunista. Em 8 de novembro de 1926, a polícia fascista prendeu Gramsci e, apesar de sua imunidade parlamentar, permanece encarcerado. Recebeu uma sentença de cinco anos de confinamento e, no ano seguinte, uma sentença de 20 anos de prisão.
. Durante o tempo que passou na prisão, Gramsci escreveu 32 cadernos com reflexões em que expressou seu pensamento político e ideológico, em linguagem cifrada para despistar a repressão. Gramsci atribuía enorme importância à educação política e considerava decisiva a conquista da hegemonia das ideias revolucionárias para a conquista do poder político pela classe operária e seus aliados.
. Os Cadernos foram publicados postumamente com o título de Lettere del Carcere (Cartas do Cárcere, 1947). O conjunto da obra é considerado um dos mais importantes documentos políticos do século 20.

. Leia a matéria na íntegra http://goo.gl/SA5cv

Nenhum comentário: