25 agosto 2012

Ciência que revela e encanta

Ciência Hoje Online:
Primavera das morcegas
Em espécie que habita o Canadá, nascem quase duas vezes mais fêmeas durante o fim da estação no país. Apesar de ainda não entender os mecanismos pelos quais as mães selecionam o sexo do filhote, biólogo identifica vantagem evolutiva no fenômeno.
. Ao estudar uma população de animais, independentemente da espécie, um pesquisador encontrará aproximadamente a mesma quantidade de recém-nascidos machos e fêmeas. Certo?
. O biólogo Robert Barclay, da Universidade de Calgary, no Canadá, estudou morcegos da espécie Eptesicus fuscus durante 14 anos e, de fato, encontrou o que é comumente esperado quando olhou para o total de filhotes: a quantidade de machos e fêmeas era praticamente a mesma.
. No entanto, o cenário mudou quando o pesquisador voltou o seu olhar para a data de nascimento desses filhotes. Entre os morcegos nascidos no final da primavera canadense – mais especificamente entre 13 e 22 de junho –, o biólogo encontrou quase duas vezes mais fêmeas que machos – mais precisamente 60,3% dos filhotes eram do sexo feminino. Os resultados foram publicados em artigo na revista PloS One.
. Barclay propõe que tal disparidade sexual ocorre porque, nascendo nesse período, aumentam as chances de uma fêmea atingir a maturidade sexual e se reproduzir ainda no primeiro ano de vida. Ou seja, a mãe de uma fêmea que nasce cedo poderá ter netos mais rapidamente do que se ela tivesse dado à luz um macho, o que é uma vantagem evolutiva.
. Leia o texto na íntegra http://migre.me/aqTqg

Nenhum comentário: