30 janeiro 2013

Problema crucial

. Eis uma questão crucial para que possamos levar o crescimento econômico a padrões mais elevas e sustentáveis: a produtividade de nossa indústria.
. O Valor Econômico noticia hoje que a evolução da produtividade contribuiu pouco para o crescimento econômico do país, citando um estudo do Boston Consulting Group.
. De 2001 a 2011 o ganho de produtividade foi responsável por apenas 26% do crescimento médio de 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no período. Os demais 74% foram resultado do aumento da população empregada.
. A proporção é praticamente in­versa à exibida pela Coreia do Sul, onde a elevação de produtividade respondeu por 72% do crescimento no mesmo pe­ríodo. Na China a participação do ganho de produtividade foi de 93%.
. Verifica-se um nível de pro­dutividade praticamente estagnado no período. O estudo indica ainda que os setores ligados a recursos naturais — mineração, extração de petróleo e agricultura — foram responsáveis por cerca de metade do ganho anual mé­dio de produtividade de 1% na última década no Brasil.

Nenhum comentário: