08 fevereiro 2013

Cy Gallindo: justa homenagem

Almir Fernando propõe homenagem ao poeta Cyl Gallindo
O vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife, nesta quinta-feira (07), projeto de lei denominando Poeta Cyl Gallindo a próxima escola municipal que venha a ser construída pela prefeitura.
. O poeta, escritor e jornalista Cyl Gallindo faleceu na última segunda-feira (04), em João Pessoa (PB), onde morava.
. Representante do grupo literário Geração 65, Cícero Amorim Gallindo, Cyl Gallindo escreveu 14 livros. Desde 2009, ocupava a cadeira de número 6 da Academia Pernambucana de Letras. Sua obra, tanto a poesia como a prosa, é considerada ideologicamente de cunho socialista.
. Natural de Buíque, entre o Agreste e o Sertão pernambucanos, mudou-se para o Recife ainda adolescente. Anos depois, seguiu para o Rio de Janeiro, onde fez amizade com escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. No Rio, participou ainda de movimentos estudantis, já res­saltando um traço de sua per­sonalidade que acabaria impresso em suas obras: o inconformismo diante das injustiças sociais.
. Foi ganhador do Concurso Nacional de Poesias, Friburgo, Rio de Janeiro, com A sobrevivência do mangue, e do Prêmio Nacional de Ficção, Recife, com Um morto coberto de razão. Lançou, entre outras obras, As galinhas do coronel (1974), Quanto pesa a alma de um homem / Quanto pesa a alma de uma mulher (1994). Em 2007 organizou com o escritor Antônio Campos, a Antologia Panorâmica do Conto em Pernambuco, publicada pelo IMC -Instituto Maximiniano Campos / Escrituras – SP.
. Ao longo de sua trajetória literária, recebeu várias homenagens. Em 2004, foi agraciado pela Câmara Municipal do Recife com a Medalha José Mariano e com o Título de Cidadão do Recife, proposto pelo então vereador Paulo Dantas (PCdoB/PE).
. Membro fundador do Conselho Municipal de Cultura do Recife, além da APL, integrou entidades como a Academia de Artes e Letras do Nordeste; Academia de Letras do Brasil; Associação Nacional de Escritores e Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal; UBE - União Brasileira de Escritores, Secção de Pernambuco, e membro correspondente da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.
. Prefaciou e apresentou inúmeros livros, entre eles Canudos e Outros Temas, de Euclides da Cunha, publicado pelo Senado Federal. Alguns de seus trabalhos foram traduzidos para o francês, espanhol e alemão e publicados na França, Estados Unidos, Áustria, Colômbia e Argentina. Teve trabalhos publicados em vários jornais do País. Foi editor para todo o Brasil de Francachela - Revista Internacional de Literatura e Arte, editada na Argentina.
. Sua obra recebeu elogios de Carlos Drummond de Andrade, Maria do Carmo Barreto Campelo, Marco Pólo, Nélida Piñon, Audálio Alves, Mauro Mota, Luiz Forjaz Trigueiro (Portugal), Regina Igel (USA), Benjamin N. Teensma (Holanda), entre outros.
. Trabalhou na Assessoria de Comunicação do Senado Federal. Foi repórter e colunista em jornais de Brasília, Mato Grosso e Pernambuco, onde atuou no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Jornal da Cidade e produtor na TV Universitária, da UFPE

Nenhum comentário: