24 fevereiro 2013

O olhar do recifense sobre a cidade

Diário de Pernambuco:
Recifense acredita em futuro melhor
O índice de satisfação dos moradores com a cidade cresceu 24 pontos percentuais em dez anos

O recifense é, antes de tudo, um otimista. A paráfrase de Euclides da Cunha, autor do clássico Os Sertões, tem lá sua razão de ser. Segundo a pesquisa Cidade Cidadão 2012, o morador da capital pernambucana ainda se vê como parte de uma sociedade pouco civilizada, mas sente que a vida está melhor e acredita em um futuro mais feliz. Concepção positiva que pode estar atrelada a processos de inclusão escolar e ganho de renda por uma grande parcela da população.

De acordo com o estudo, que já havia sido realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em 1995, 1998, 2002 e 2009, 79% dos recifenses gostam muito de morar na cidade, enquanto apenas 3% acham ruim. E mais: 56% dos 400 entrevistados acreditam que a qualidade de vida melhorou no Recife. É o resultado mais positivo desde a primeira edição da Cidade Cidadão.

O coordenador da pesquisa e diretor da FGV Projetos, Carlos Augusto Costa, salienta a evolução do índice de satisfação. “Em dez anos, o percentual subiu de 32% para 56%, o que mostra, entre outras coisas, que quem era mais pobres e menos instruído está se sentindo mais incluído, com acesso aos serviços”, diz, ressaltando que 73% dos recifenses acham que a vida na cidade irá melhorar nos próximos anos, enquanto só 8% preveem um cenário mais desagradável.

Nenhum comentário: