24 fevereiro 2013

Uma aguerrida organização revolucionária


No portal da Fundação Maurício Grabois:
Os cinquenta anos da fundação de Ação Popular
Por Haroldo Lima

Precisamente há 50 anos realizava-se, em Salvador, o Congresso de Fundação de Ação Popular. O encontro deu-se na Escola de Veterinária da UFBA, no bairro de Ondina. Ondina é hoje um dos centros nevrálgicos do carnaval da Bahia. O Congresso foi em fevereiro de 1963, durante o carnaval. Mas, naquela época, os acordes do trio elétrico lá não chegavam.
. Dentre as organizações políticas democráticas que assumiram posições revolucionárias e tiveram influência de massas, a AP foi a maior que já existiu no Brasil. Sua incorporação ao Partido Comunista do Brasil, pouco mais de dez anos depois de fundada, foi considerada por esse partido, em texto comemorativo dos seus 90 anos, como “o mais importante e exitoso processo unificador na história das esquerdas brasileiras”.
. Seu surgimento está intimamente relacionado às características que teve a década de sessenta do século passado. Já nos seus albores, o mundo vibrava com as esperanças renascidas de conquistas então efetuadas e ansiava para que novas vitórias aflorassem dos conflitos em curso. Em uma ilha do Caribe, em 1959, um fato sacudiu a América – Cuba se libertava. Nomes até então desconhecidos viraram legendas que o mundo passaria a reverenciar, a exemplo de Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara. A África negra e a África árabe feriram de morte o velho colonialismo, que reagiu com guerras e assassinatos. E novos nomes apareciam no firmamento dos povos: Patrice Lumumba, herói da libertação do ex-Congo Belga, assassinado em 1961; Bem Bella, que em 1962 dobrou a França na libertação da Argélia; Nelson Mandela, condenado à prisão perpétua em 1963, pelo apartheid dos ingleses na África do Sul.
. Leia o artigo na íntegra http://migre.me/dp1Uf

Nenhum comentário: