29 março 2013

Inovação pro sustentabilidade

Ciência Hoje Online:
Concreto colorido ecoeficiente
Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná criam material resistente e de baixo custo, além de ambientalmente correto. O feito é relatado na seção ‘Futuro cientista’ da CH de março.
. Nem todo concreto é igual. Para a indústria da construção, o material ideal é aquele que equilibra alta resistência e baixo custo. Recentemente um trio de estudantes de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conseguiu dosar na medida certa essas características em uma fórmula inédita que, além de tudo, é ambientalmente correta.
. A equipe, orientada pelo engenheiro Marcelo Medeiros, ficou em primeiro lugar na última edição do concurso de concreto colorido ecoeficiente, realizado pela Indústria Brasileira do Concreto no fim de 2012 em Maceió.
. O nome da competição revela outro aspecto que desafiou os alunos: incorporar à fórmula do material pigmentos, que geralmente diminuem sua resistência. Mas a maior dificuldade enfrentada pelos estudantes foi reduzir a quantidade de aglomerantes usados na composição do produto.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/dTXhd

Nenhum comentário: