23 março 2013

O fio da história

Devolução de mandatos comunistas é reparação histórica
O ato de cassação – considerado incoerente e ilegítimo perante a Constituição Federal democrática de 1946 – atingiu o mandato de 14 parlamentares eleitos em 1945, pelo Partido Comunista do Brasil.
. Os deputados do Partido Comunista do Brasil cassados em 1948 tiveram seus mandados restituídos após aprovação do projeto da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) na noite desta quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados. O gesto simbólico da Câmara dos Deputados é considerado uma reparação histórica, não apenas pela injustiça contra aqueles 14 homens eleitos democraticamente, mas por todo o sentido histórico daquele momento sombrio posterior ao golpe de 1945.
. Segundo o jornalista e pesquisador da Fundação Maurício Grabois, Osvaldo Bertolino, a anulação da resolução de 1948 também tem significados para as gerações futuras do Brasil. “Este projeto da Jandira restitui não só a cassação em si, mas tem um significado histórico muito grande para a democracia, para o desenvolvimento social do país e para as perspectivas democráticas do povo brasileiro”, afirma.
. Leia, no portal da Fundação Maurício Grabois, a matéria na íntegra http://migre.me/dNYGQ

Nenhum comentário: