25 abril 2013

Diálogo em favor do Brasil

No Vermelho:
PCdoB: Governo reafirma decisão de manter crescimento do país
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, anunciou a disposição da presidenta Dilma Rousseff de manter o ritmo da economia, mesmo considerando o cenário mundial desfavorável, onde identifica pressões advindas dos grandes centros financeiros, especialmente dos Estados Unidos e da União Europeia, no sentido de forçar a valorização das moedas dos países emergentes, como as do Brasil e da China.

Após reunião de duas horas entre dirigentes do PCdoB e a presidenta, nesta terça-feira (23), Renato informou que a conversa girou em torno do propósito do governo federal de garantir o crescimento econômico em 2013. Segundo Renato Rabelo, a presidenta Dilma foi enfática diante da delegação comunista na determinação de perseguir o crescimento econômico deste ano, elevando a taxa de investimento.

 “Foi uma conversa esclarecedora e proveitosa, com uma troca de opiniões e ideias acerca do rumo político e econômico do país”, afirmou o dirigente comunista.

A campanha presidencial de 2014 também foi tema da conversa. Na opinião de Renato Rabelo, ao contrário do que a grande mídia conservadora propala, foi a oposição que deu a largada para a campanha presidencial de 2014 ao começar o debate público sobre quem seria o melhor candidato oposicionista no próximo pleito, ao mesmo tempo em que vem tentando de todas as formas desestabilizar o governo.

“A mídia tentou forjar um ambiente de terrorismo diante da suposta possibilidade de um apagão energético, que se revelou inconsistente, e atualmente concentra o fogo na falsa irresponsabilidade fiscal do governo e de um intervencionismo estatal na economia como responsáveis diretos de uma ‘escalada inflacionária em curso’”, avalia o presidente do PCdoB.

A presidenta considera esta questão da inflação como uma verdadeira campanha para desgastar seu governo. Mas, na visão de Dilma, a oposição não expõe sua verdadeira opinião sobre o assunto.

Segundo ela, os líderes oposicionistas não admitem publicamente que, na visão deles, o atual nível de desemprego (5,2%) seria o responsável direto pela “escalada da inflação” e que, portanto, a única forma possível de combater essa inflação seria aumentar o índice de desemprego, congelar aumento de salários e ampliar a abertura comercial pela via de juros mais altos e taxa de câmbio onde o dólar custe muito menos do que os atuais R$2,00.

Avanço das obras - A presidenta Dilma reafirmou às lideranças do PCdoB que as obras de infraestrutura estão avançando e que o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC-2, está mantendo suas metas e objetivos. Segundo ela, o PAC 2 concluiu 15 empreendimentos em grandes portos brasileiros, com ampliação de terminais e píeres e construção de berços e dragagens.

Nos aeroportos, o PAC 2 concluiu 15 obras que aumentaram sua capacidade em cerca de 14 milhões de passageiros por ano. Nestes dois anos, foram concluídas obras em quase 1.500 quilômetros de rodovias e há obras em cerca de 2.700 quilômetros de ferrovias.

A presidenta Dilma disse ainda que a construção da ferrovia Norte-Sul, por exemplo, está a pleno andamento, com apenas 12% da obra paralisados, mas que logo será retomada, contestando a reportagem publicada no programa Fantástico – da Rede Globo – no último domingo (21).

O encontro de mais de duas horas, no Palácio do Planalto, contou com a presença também da vice-presidenta do Partido, deputada Luciana Santos (PE); do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do líder do PCdoB no Senado, Inácio Arruda (CE), e a líder da bancada comunista na Câmara, deputada Manuela D’Ávila (RS).
De Brasília, Márcia Xavier 
Leia mais sobre ciência, arte, humor, política, economia  e cultura clicando aqui http://migre.me/dUHJr

Nenhum comentário: