07 maio 2013

Ataque tendencioso e inconsequente

No Vermelho:
Para atacar o PCdoB, Estadão adultera a história
Por Augusto Buonicore

Já faz algum tempo, a grande imprensa monopolizada elegeu o PCdoB como alvo de seus ataques. Isso é sintomático, pois revela a força política que vem adquirindo a legenda dos comunistas. Diz um velho ditado popular que ninguém bate em cachorro morto. Outro nos diz que “os cães não costumam morder as mãos de quem os alimenta”.

Esse fenômeno não é novo. Cada vez que uma organização de esquerda se destaca no cenário nacional, os jornalões conservadores, rapidamente, se articulam para tentar desmoralizá-la.

Uma matéria falaciosa, publicada no último dia 6 no jornal O Estado de S. Paulo, encaixa-se nesta recorrente operação anticomunista perpetrada pelo campo político reacionário. O título é “PCdoB troca fundadores por 'celebridades'”. Nela, o articulista Leonencio Nossa afirma: “as mais recentes propagandas na TV do PC do B ignoram seus líderes históricos, como Maurício Grabois (1912-1973) e Pedro Pomar (1913-1976), fundadores da legenda dissidente do PCB, que, em 2013, estariam completando cem anos”.

Primeiro o articulista não se deu ao trabalho de conferir a data que ele mesmo cita. O centenário de nascimento de Maurício Gabois foi em 2012 e não em 2013. Também em 2012 completaria 100 anos João Amazonas, dirigente histórico do Partido. Por isto, no ano passado, por propositura da bancada comunista, realizou-se na Câmara dos Deputados uma bela e comovente comemoração dos centenários de Grabois e Amazonas. Evento que contou com a presença de familiares dos homenageados e reuniu centenas de militantes do PCdoB de todo o país. Homenagens se repetiram em várias câmaras municipais e assembléias legislativas. Na oportunidade, foram lançadas duas alentadas biografias destes dois dirigentes comunistas e reorganizadores do PCdoB. Também foi produzido o documentário Os companheiros, visto por grande número de pessoas.


Leia o artigo na íntegra http://migre.me/erTqD

Nenhum comentário: