21 julho 2013

Fragmento de um diálogo oportuno

Carta a uma amiga nas redes sociais
Luciano Siqueira

 
Amiga querida, escrevo esse breve comentário tão somente porque a admiro e acredito em suas potencialidades; jamais para induzi-la a pensar igual a mim. Jamais! Ninguém faz a cabeça de ninguém, no máximo pode ajudar a refletir. Como ensina o poeta Rilke, “para que duas criaturas se aconselhem, são necessários muitos encontros e muitas realizações”. Como já conversamos bastante várias vezes...

Bem compreendo sua revolta e seu estado momentâneo de insatisfação e descrença. Compreendo e respeito. Mas me surpreende que você esteja navegando na onda dos que, embora com razão para a revolta e o protesto, se deixam arrastar facilmente pela negação de tudo e de todos, estimulada pela extrema direita. Você postou algo que nos chamava (a nós que fomos eleitos pelo voto popular) a todos “salafrários” e propunha que nenhum fosse reeleito. Sinto-me no dever de lhe advertir que esse tipo de ideia, essa pregação estéril e inconsequente, a História já registrou muitas vezes - sempre com desfecho horroroso, suprimindo a liberdade e impedindo a solução real dos problemas. Foi num ambiente assim que se criaram as condições políticas para que Hitler assumisse o poder na Alemanha. À época, os alemães aos milhares foram às ruas protestar contra coisas erradas – que eram muitas, como no Brasil de hoje -, mas o fizeram desconhecendo conquistas acumuladas ao longo da trajetória de combate e sacrifícios do povo alemão. Nada merecia confiança, tudo era encaminhado à lata do lixo. Aí o “novo” se apresentou falsamente na figura de Hitler e na ideologia nazista. Assim também aconteceu na Itália de Mussolini e no Brasil da ditadura militar instituída em 1964.

Ótimo que centenas de milhares de brasileiros descubram agora a necessidade e o gosto de irem às ruas. Nós do PCdoB e muitos outros, como a presidenta Dilma, saudamos com entusiasmo a eclosão das manifestações de rua e orientamos nossos militantes e amigos para que participassem ativamente – como vêm participando. Péssimo que a pretexto de escoimar a política brasileira de sujeiras, se tente jogar fora a água suja e a criança juntos. A Globo adora isso, a grande mídia toda empenhada em gerar o ambiente para o retrocesso, idem.

Uma das minhas filhas sofreu muito ao ver na passeata do Recife gente nova e desinformada agir como se a luta do povo estivesse começando agora. Ela que é filha de pai e mãe que dedicam toda a sua vida a essa luta, com dignidade. Sentiria a mesma coisa se lhe mostrasse a tal postagem dos “salafrários”.

Em contraponto, belíssimo o cartaz erguido pela Pe. Reginaldo Veloso na passeata do Recife: “O Brasil que nunca dormiu saúda o Brasil que acordou”.

Belo, justo, sábio e oportuno. Coisa de quem luta com alegria e esperança, porque confia na verdadeira força do povo.

Nenhum comentário: