24 julho 2013

Guerrilha do Araguaia

Diário de Pernambuco:
Comissão da Verdade faz sessão na SBPC
. A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara realiza, nesta quarta-feira (24), às 19h, sessão pública no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa faz parte da programação da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em discussão o cumprimento da sentença que condenou o Brasil, na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), sobre o desaparecimento forçado de 70 guerrilheiros no caso conhecido por "Guerilha do Araguaia",com destaque para os pernambucanos Miguel Pereira dos Santos (Cazuza) e Antonio Ferreira Pinto (Antonio Alfaiate).
. De acordo com Manoel Moraes, à frente das duas relatorias, o momento é importante. Trata-se da primeira sessão para coleta de informações sobre pernambucanos mortos ou desaparecidos na região amazônica brasileira do Araguaia. "As participações de Beatriz Affonso, como representante do Cejil e Gilles Gomes são essenciais para preencher as lacunas históricas que ainda existem nesse período e, especialmente, no que diz respeito à Guerrilha”, explica Moraes.
. "A militância de Cazuza e Alfaiate está inserida na relatoria do PCdoB. A história de resistência à ditadura civil-militar e as consequências deste envolvimento transformaram-se em uma das denúncias que levou o Brasil a responder perante à CIDH pelo desaparecimento dos corpos dos guerrilheiros do Araguaia", atenta Moraes.
. O evento, em forma de debate, conta com a participação da diretora do Programa do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) no Brasil, Beatriz Affonso, e Gilles Gomes, coordenador geral da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Cazuza - Miguel Pereira dos Santos, recifense, militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), iniciou cedo a participação na vida política, filiando-se ao Partido Comunista. Em 1965, devido às perseguições políticas, passou a viver na clandestinidade. Há registros de órgãos de repressão de que teria viajado à China Comunista para receber treinamento de guerrilha. Após retornar ao Brasil, passou a fazer parte das Forças Guerrilheiras do Araguaia e morreu em 25 de setembro de 1972 - há informações controversas sobre a o dia exato da morte.
Alfaiate - Desaparecido na região do Araguaia em 14 de janeiro de 1974, Antônio Ferreira Pinto, conhecido como "Antônio Alfaiate", era militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). "As informações sobre as circunstâncias da morte de Cazuza e de Antônio Alfaiate revelam-se  ainda inconclusas, além do desfecho final de suas mortes. Documentos e depoimentos, inclusive de agentes da repressão, traçam uma intensa luta pelo sufocamento da guerrilha que foi desenvolvida com grande preocupação pela ditadura", explica Manoel Moraes.

Nenhum comentário: