13 julho 2013

PCdoB Recife orienta militantes

Impulsionar a luta popular e manter a união
das forças que apóiam os governos Dilma, Eduardo e Geraldo Julio
Nota da Comissão Política Municipal do PCdoB

 
A Comissão Política Municipal do PCdoB no Recife (direção executiva), reunida na manhã deste sábado, em sequência ao monitoramento da situação política nacional e local, deliberou encaminhar ao coletivo militante o que segue:
1.      Na última década, transcorre a transição do modelo neoliberal, da era Collor-FHC, que aprofundou os impasses estruturais do Brasil, para a execução de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, cujos fundamentos estão ainda em gestação dentro e fora do Estado brasileiro. Transição complexa, conflituosa, sujeita a avanços e a retrocessos, cujo conteúdo e ritmo dependem em grande medida da correlação de forças políticas.
2.      Assim, a ampla coalizão partidária que governa o País e que se traduz nos governos estadual e local, reflete em última instância o nível atual de consciência e de organização da maioria dos brasileiros. Complexa, heterogênea, contraditória e instável, desafia as correntes mais avançadas a defenderem o projeto nacional em curso, em bases unitárias, e contribuírem para evitar e dispersão do conjunto da coalizão. No Recife, importa, nas atuais circunstâncias, manter juntas as forças que dão sustentação aos governos Dilma Rousseff, Eduardo Campos e Geraldo Julio.
3.      Cumpre entrosar partidos, grupos, personalidades, lideranças do movimento social e do mundo da cultura e da ciência em defesa das conquistas acumuladas e em prol de reformas estruturais – política, urbana, tributária, educacional, agrária e das comunicações –, e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, essenciais para impulsionar o desenvolvimento do País. Urge agilizar articulações com esse intuito, em âmbito local.
4.      As manifestações públicas recém-verificadas, que no Recife tiveram ponto alto em 20 de junho, e no Dia Nacional de Luta, no último dia 11, abrem imenso terreno para a saudável junção dos esforços permanentes da luta organizada – sindicatos, entidades estudantis e comunitárias, movimentos em defesa da humanização da cidade – com as expressões espontâneas e difusas do descontentamento e das aspirações das camadas médias urbanas. Impõe-se intensificar a mobilização, combinando bandeiras de luta gerais - relativas ao desenvolvimento nacional soberano, democrático e socialmente justo -, com pleitos locais e setorizados. 
5.      Tão forte quanto as manifestações que eclodem nas ruas, emerge a luta no campo das ideias por meio de formas e instrumentos clássicos e pelo moderno mecanismo das redes sociais. Debater é preciso. Os militantes do PCdoB estão convocados a travar a saudável polêmica; arrostar ataques e provocações da extrema direita golpista; construir pontes entre opiniões afins e forjar ampla unidade entre os que desejam consolidar e ampliar as mudanças em andamento.
6.      A mobilização do coletivo militante ocorre no leito concreto dessas três frentes de luta – institucional, social e de ideias - e tem como elemento impulsionador a realização do 13º. Congresso, cujas teses são referências seguras para a compressão da realidade em mutação e passam a ser debatidas amplamente a partir das organizações de base e junto aos setores mais ativos da luta política e social.

Recife, 13 de julho de 2013
A Comissão Política Municipal do PCdoB 

Nenhum comentário: