18 janeiro 2014

Segurança urbana

Do portal da PCR:
Pacto Pela Vida do Recife é expandido para novos bairros



Com seis meses de atuação desde o seu lançamento, o Pacto Pela Vida do Recife ampliou os bairros prioritários do programa. Pina, Imbiribeira e Vasco da Gama se juntam a outras 12 localidades prioritárias – no início eram 13, no entanto o bairro de São José deixou de integrar a lista porque não apresentou nenhum homicídio desde a vigência do PPVRec. Com a ampliação, 15 bairros serão beneficiados com o projeto. O anúncio foi detalhado, na manhã desta sexta-feira (17), pelo prefeito Geraldo Julio, durante a primeira reunião do Pacto em 2014, que serviu também para comemorar o ano mais seguro do Recife, desde 1983, com a redução de 24% nos CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais).
“Esse resultado representa a entrada definitiva da Prefeitura em uma política de segurança municipal. O Recife é a única capital do país que tem uma política desse tipo. Nós cuidamos da limpeza, tiramos entulhos, carcaças de carros, além de outras ações que se somam aos esforços que estão sendo feitos por outros entes, como o Governo de Pernambuco. São ações que trazem resultados por que são executadas de forma integrada com foco em um único objetivo: transformar a nossa cidade em um local mais seguro para se viver”, afirmou Geraldo Julio, que liderou a reunião realizada em seu gabinete.
Em 2013, 144 vidas foram salvas e durante 140 dias não foram registrados nenhum homicídio na capital pernambucana. O número representa quase o dobro dos resultados obtidos em 2012. Entre os bairros prioritários do Pacto, o Ibura e a Cohab alcançaram os melhores índices de redução nos CVLI, sendo 64% e 39,5% respectivamente. A meta para 2014 é reduzir 12% em toda a cidade. Já sobre a ampliação do programa, a iniciativa contemplará os bairros do Pina, Imbiribeira e Vasco da Gama, pois registraram, 14, 16 e 19 assassinatos respectivamente durante este ano, o que os tornam vulneráveis à violência.
BAIRROS PRIORITÁRIOS – Além do Pina, Imbiribeira e do Vasco da Gama, os outros bairros prioritários são: Água Fria, Campo Grande, Ibura, Cohab, Torrões, Ilha Joana Bezerra, Jardim São Paulo, Várzea, Areias, Dois Unidos, Nova Descoberta e Afogados. Em 2013, 51% dos homicídios aconteceram nestes bairros. 

Nenhum comentário: