09 fevereiro 2014

A opinião de Bosco Rolemberg

Paulo Klee
De novo?
Bosco Rolemberg*

Comemoramos em 2013 os dez anos dos governos Lula-Dilma e este ano temos a chance de garantir a continuidade de um projeto político que deu certo.
O povo vivenciou, experimentou os resultados positivos dos governos Lula/Dilma e manifestou seu apoio em grande maioria.
A elite esbraveja e espuma de ódio.
O povo vive melhor com emprego, ganhos salariais reais, oportunidades de estudo e formação, viajando pelo país e pelo mundo.
O país tomou seu destino nas mãos e relaciona-se de igual para igual com os mais ricos e mais pobres, expressa sua opinião e posição, condena as agressões, não interfere nos assuntos internos dos outros países, trabalha pela solução dos conflitos com paz e relaciona-se com base em benefícios mútuos.
O povo apresenta livremente suas reivindicações por diversas formas, critica, discute, cobra dos governantes, apresenta sugestões e tem espaço garantido e assegurado para expressar suas propostas.
Soberania nacional, ampliação da democracia e crescimento econômico com justiça social são marcas centrais destes últimos dez anos para insatisfação da elite.
Como convencer a população que a experiência do ciclo Lula-Dilma apresentou resultados ruins para o povo, que mais quatro anos serão ainda piores e que é preciso então mudar, por um fim ,enterrar o ciclo político do PT e aliados?
A grande mídia realiza bombardeio diário com ataques permanentes para demolir as realizações do que chamam de “jardim das ilusões “de Dilma.Agora alertam contra o risco Dilma e a concentração de poder com o PT por 18 anos.
Quem poderia ajudar a desconstruir o projeto, suas ações, seus líderes, seu governo?
O julgamento do século a AP 470 , do chamado “mensalão”. Envolto em premissas pretensamente restauradoras da imparcialidade da justiça, condenaram e demonstraram que em política todos são “farinha do mesmo saco”
Finalmente a “justiça tarda mas não falha”, “rico também vai pra cadeia” ,“exemplo que vem de cima”,”denúncia e processo não acabam em pizza”,”com apelos emblemáticos e forte simpatia popular , encontraram um mote para tentar desmoralizar o bloco político , suas lideranças e seu projeto.
“Atirei o pau no Lula, mas pegou no Zé Dirceu ”escancarava a elite cantarolando nas redes sociais.
Se aposta que novas manifestações tomarão as ruas e sacudirão o país no ano da copa e aí Dilma será “reduzida a trapos”.
Um novo movimento social, novos atores em um novo momento do país. Uma pauta de reivindicações diversificada que vai do protesto pela realização de investimentos na copa, até um leque de idéias para passar o país a limpo , qualificando a atividade política.
Uma pitada de conhecimento da nossa própria história recente ajudaria aos novos protagonistas entenderem como chegamos a este momento auspicioso de despertar da liberdade e vontade de mudar o país: 21 anos de luta contra a ditadura militar, os 10 de luta pela redemocratização, os oito anos de lutas resistindo ao figurino neoliberal , até a eleição de Lula iniciando um novo ciclo.
A disputa este ano será mais uma vez, como sempre , acirrada.
A maioria da população não vê a oposição como alternativa, pois sem rumo não há caminho.
Aliás o ex presidente Fernando Henrique do alto dos seus diplomas ,já decretou que é preciso mudar o rumo: de volta a integração submissa ao sistema produtivo dos EUA. Velho caminho já rejeitado pelo país. 
A população foi beneficiada com os resultados positivos do ciclo Lula-Dilma, deseja novos avanços  e a utilização dos próximos quatro anos para consolidar o projeto nacional de desenvolvimento.
Que o espírito de junho de 2013 fortaleça a luta por reformas estruturais e nossa democracia, amplie os direitos sociais do povo e reafirme nossa soberania no cenário das nações, conquistando o quarto mandato consecutivo do novo ciclo.
* Membro da Direção Estadual do PC do B em Sergipe

Nenhum comentário: