21 maio 2014

Teoria e prática de mãos dadas

Proclamações gerais não têm aderência na realidade

Luciano Siqueira, no Portal da Organização

Toda intenção é válida, pelo menos até que o crivo da prática a julgue. Vale para todas as esferas da vida, vale em especial para a atividade política. Um exemplo marcante é a difusão e a aplicação do Programa Socialista, tarefa de primeiro plano para os militantes do PCdoB. 

A experiência vem demonstrando a absoluta necessidade de se evitar incorrer em dois desvios. Um é a abordagem doutrinarista, que combina o discurso alegórico (permeado por proclamações gerais dissociadas da realidade concreta) com a distribuição pura e simples do exemplar impresso do Programa. Militantes bem intencionados, é verdade, mas ainda despreparados eles mesmos para o bom uso do Programa, escrevem ou discursam acentuando a necessidade objetiva do socialismo e a "inviabilidade" de sua realização no Brasil. Na prática, distanciam-se da "chave" que possibilita a "fusão" das proposições programáticas com os problemas imediatos da vida do povo e da nação – a concretude do novo projeto nacional de desenvolvimento, espelhada no cotidiano da vida e da luta do povo.

Na outra ponta, a ausência de qualquer referência ao Programa. Debate-se, por exemplo, na esfera de governo municipal, intervenções urbanísticas de certo porte sem nenhuma relação com a reforma urbana, uma das reformas estruturais que dão conteúdo programático ao caminho para o rumo socialista. É o discurso economicista ou puramente administrativo. 

Trabalhar com o Programa partidário no curso da luta social, da gestão pública e do debate de ideias em diferentes fóruns, institucionais ou informais, implica correta articulação entre a teoria e a prática. Um desafio para o trabalho de formação e propaganda, a partir das secretarias temáticas dos Comitês Estaduais e Municipais; e questão de atitude militante, via debate e avaliações periódicas na Organização de Base.

Este é o sentido de uma experiência piloto iniciada na zona norte do Recife, em andamento. O propósito é compartilhar com lideranças e ativistas da área a abordagem da pauta de lutas local à luz do Programa e da orientação tática atual (com a participação de dirigentes municipais e de candidatos ao pleito de outubro), resultando: a) na elevação do nível de capacitação teórica e política dos militantes e, por conseguinte, de seu poder de liderança e de intervenção na luta concreta; b) inclusão de bandeiras locais, assim qualificadas, na plataforma dos candidatos comunistas. 

Desse modo, tentamos atingir vários coelhos de uma só cajadada: a busca do voto, o reforço da prática militante consciente, a emulação para a batalha eleitoral de outubro, a qualificação do trabalho de quadros dirigentes. 

(Darei notícia dessa experiência aqui no Portal da Organização.)

Nenhum comentário: