23 agosto 2014

Sobre o livro de Socorro Lacerda

Lampião de vagalumes

Cida Pedrosa
Acabei de reler o livro O mistério do sumiço do Velho Chico, de Socorro Lacerda. Já o havia lido em uma noite antes de dormir, após um dia de trabalho exaustivo. Havia gostado e disse isso a escritora. Hoje reli com calma, depois ter andado pelas ruas do Recife e pelas margens do Capibaribe. Li com a cabeça de criança e de quem ouviu boas histórias na infância e na adolescência. Meu coração se abriu e a magia me pegou. É uma narrativa contada em ritmo de história de Trancoso.
Tem trama. Tem o mal. Tem o bem. Bicho fala. Árvore anda. Barco cria roda. Urubu-rei tem megafone. Carranca é boneca de estimação. Tem protagonista órfã. Tem até Nossa Senhora da Rapadura e uma serpente amarrada para não haver cheia. Tem. De tudo tem. A narrativa dá conta do sumiço do Rio São Francisco e da busca da bicharada e dos humanos, liderados pela menina Claraluz, para encontrarem o rio e o ladrão. No decorrer dessa procura Socorro vai descrevendo as paragens ribeirinhas, suas ilhas, suas espécies de plantas e de animais, seu povo índio e quilombola, suas comidas típicas, seus cantos, sua dança, suas mazelas provocadas pela relação predatória dos homens com a natureza. Tudo isso sem perder em beleza e encantamento.
O que não é fácil, pois nem sempre as narrativas politicamente corretas se tornam boas histórias, muito pelo contrário: tenho lido textos péssimos, moralistas e chatos. A escrita da autora é fluente e clara. A costura do enredo é bem trançada. A mistura de informação pedagógica e de magia tem o tamanho certo e tenta pesar mais para a magia, graças a Deus! Uma boa surpresa é que além da prosa o livro traz uma versão poética da ciranda e do São Gonçalo, e uma bela septilha do personagem violeiro que tem o nome Pedrosa (qualquer suspeita de vaidade em querer citar meu sobrenome aqui é mera especulação) e faz sua argumentação na assembleia da Ilha do Rodeadouro dizendo os versos: Um vaga-lume bailava / Na bromélia que se abriu / O rio espiou parado / Quando do nada surgiu / Uma serpente assombrosa / Abrindo a boca gulosa / O rio todo engoliu! Bom, já falei demais.
O livro tem belas ilustrações do carioca Bruno Dante, foi editado pela Editora Cortez em 2013, pode ser comprado nas livrarias e custa R$ 33,00, a autora está ao dispor para lançamento e oficinas e: Entrou pela perna de pinto e saiu pela do pato. Senhor rei mandou dizer que contasse quatro.
Cida Pedrosa é secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. É poeta e produtora cultural.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: