06 janeiro 2015

Lema de governo, fio condutor do debate

Discursos de posse fazem sentido

Luciano Siqueira, no Blog da Folha

Recordo-me da minha estreia na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, quando do meu primeiro mandato de deputado estadual, em 1983, em que critiquei o discurso de posse do então governador Roberto Magalhães, do PDS, no qual em nenhum trecho se lia a palavra 'povo'. Usei esse dado como fio condutor da minha fala, destinada a firmar a linha oposicionista que adotaria, questionando o caráter elitista da gestão que se iniciava.

Deputados governistas, na ocasião, foram ao microfone de aparte defender o governador. Um deles, esgotados seus argumentos, questionou por que eu dera tamanha importância ao discurso de posse, se o que importaria dali em diante seria a prática de governo. 

O fato me vem à mente agora diante do tanto que se escreveu e comentou a propósito do pronunciamento da presidenta Dilma, ao ser empossada no Congresso Nacional, dia 1º. de janeiro. Tucanos e seus parceiros do complexo midiático oposicionista, num sinal claro de que não darão tréguas à presidenta, procuraram desidratar o teor do discurso - ora sugerindo uma suposta falta de credibilidade (sic) da governante que inicia seu segundo mandato consecutivo conferido pela maioria dos eleitores, ora tentando minimizar ou distorcer o peso de compromissos reafirmados em relação aos rumos do país.

Na verdade, além de reafirmar pontos programáticos defendidos em campanha, o governante empossado há de sinalizar para o grande público, em termos compreensíveis pela maioria, a pedra de toque do governo. Assim se deu com Lula, e se repete, pela segunda vez, com Dilma. Além de frisar, com clareza e ênfase, compromissos com as reformas estruturais - a política em especial - como parte do projeto de desenvolvimento nacional e democrático, no qual pretende persistir, a presidenta anunciou o lema "Brasil, pátria educadora". Quando da posse anterior, o lema era "País rico é país sem miséria". 

Passados os seus primeiros a frente da nação, a presidenta Dilma pôde comemorar a retirada do nosso país do mapa da pobreza definido pela ONU. Ao final do atual mandato, quem sabe inclusive com o benefício dos recursos advindos da exploração do petróleo da camada do Pré-Sal, Dilma venha a comemorar avanços expressivos no terreno da educação.

Desse modo, o lema se mostra muito mais do que jogada de marketing; funciona como ponto de confluência do grande debate que prossegue em torno do caminho pelo qual o Brasil possa se afirmar como ação soberana, democrática e socialmente avançada.

Nenhum comentário: